segunda-feira, 9 de março de 2015

Ilhéus receberá missão do BID para discutir a reurbanização do Centro Histórico

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reuniu-se em Salvador com o secretário de Turismo da Bahia, Nelsonn Pellegrino, na semana passada, para discutir o projeto de reurbanização do Centro Histórico da cidade. No encontro, ficou acertado que uma missão do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), órgão financiador do Projeto, virá a Ilhéus, no próximo dia 12 de março, para conhecer a área e debater aspectos gerais de intervenção na área central.
Participaram do encontro, na capital, o presidente da ATIL (Associação de Turismo de Ilhéus), Marco Lessa, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferro, e o chefe de Gabinete, Victor da Veiga. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Turística (Prodetur).
O plano propõe uma reformulação urbanística da área do antigo porto de Ilhéus, incluindo a região onde funcionou a fábrica de cacau Usina Kaufmann. No entanto, o prefeito ilheense propõe a incorporação de outros projetos elaborados pelo governo municipal, a exemplo da reurbanização da Avenida Soares Lopes e a instalação do Porto das Artes, em parceria com a Codeba (Companhia das Docas da Bahia).
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, opina que o projeto não deve ser visto como ações isoladas. “Temos estudado alternativas para requalificar o centro de nossa cidade, inclusive com a participação do escritório do falecido paisagista Burle Marx, que elaborou o projeto de reurbanização da Avenida Soares Lopes. Deve também adequar-se a essas ideias o projeto de acessibilidade que estamos elaborando para o centro histórico de Ilhéus”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário