segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Responsabilidade social é o comprometimento da Faculdade Madre Thais

Todos os cursos assumem o compromisso de levar a comunidade em geral os benefícios advindos da aquisição e aplicação dos saberes do ensino superior.
Os estudantes da Faculdade Madre Thaís (FMT), estiveram mobilizados, no último fim de semana, para realizar o "trote solidário". Com o objetivo de ajudar o banco de doadores de medula óssea da Bahia eles convocaram a comunidade acadêmica da Faculdade para se cadastrarem na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
A exemplo do ano passado, quando fizeram o trote solidário com a doação de sangue para o Banco de Sangue de Ilhéus, a ação foi concretizada com sucesso. A professora Tatiana Barcelos, diretora Acadêmica da FMT, lembra que "a Faculdade foi idealizada pelos irmãos Isidoro e Eusínio Gesteira, junto com o primo, professor Cid Gesteira, inspirados nos conceitos do Instituto Nossa Senhora da Piedade, homenageando uma grande visionária, que foi Madre Thaís. Assim essa instituição, além de um compromisso social precisa se sentir socialmente responsável."
"Ser uma entidade socialmente responsável significa assumir um compromisso contínuo de atuar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da sociedade com um todo”. afirma a professora. Ela está efetivando o planejamento de outras ações como as parcerias com o Lar de Idosos São Vicente de Paula, que envolvem os cursos da área de saúde, bem como, com o Hospital Geral Luiz Viana Filho e a Santa Casa de Misericórdia. Não basta que seja um estágio para os alunos é preciso um comprometimento institucional e humano, " sentencia.
No papel de instituição difusora e produtora do conhecimento, FMT assume o compromisso de levar a comunidade, dentro e fora da instituição, os benefícios advindos da aquisição e da aplicação dos saberes dos seus cursos de graduação e pós-graduação. "É um exercício permanente para estimular o vínculo profícuo entre a sociedade em geral e o profissional em formação. É uma oportunidade de o aluno aplicar teorias e aprender, também e sobretudo, a desenvolver uma postura ética e responsável frente a seu papel social. Para discentes, docentes e funcionários cada ação da FMT é uma chance de aplicar seu potencial na transformação de realidades pouco favoráveis," frisa o diretor geral da Faculdade, Eusínio Gesteira.
Além dessas atividades, a Faculdade Madre Thaís também realiza ações pontuais de Responsabilidade Social, em que os alunos, professores e funcionários da instituição se unem para levar ajuda, material ou humana, a diversos nichos de concentração da população mais carente. É o caso das ações de arrecadação e entrega de alimentos, roupas e brinquedo, por exemplo, promovidas sazonalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário