quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Professora Tânia Bacelar apresenta aula inaugural da UESC

"Desenvolvimento Regional e o papel das Universidades" visa aprofundar o conhecimento e compartilhar experiências na temática, na qual a Universidade é referência na produção
"Desenvolvimento Regional e o papel das Universidades" é o tema da aula magna da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, que será proferida pela professora Tânia Bacelar. Nesse sentido a reitora Adélia Pinheiro, está convidando comunidade acadêmica e a sociedade é geral para participarem do evento às 10 horas do dia 2 de março (segunda-feira), no auditório Gov. Paulo Souto, do Centro de Arte e Cultura da Universidade. 
De acordo a reitora "a escolha do tema se dá em razão da forte identidade regional da UESC, a necessidade de aprofundar o conhecimento e compartilhamento de experiências na temática, sendo ela uma referência nacional na produção sobre desenvolvimento regional." Tânia Bacelar de Araújo é economista e socióloga, doutora em economia pela Universidade de Paris I. Atualmente trabalha como professora em tempo parcial na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e como sócia diretora da CEPLAN – Consultoria Econômica e Planejamento, no Recife. Entre suas publicações, destaca-se o livro Ensaios sobre o Desenvolvimento Brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro: REVAN, 2000.
Para a Dra Tânia Bacelar "ampliar o envolvimento do mundo acadêmico – universidades e instituições de pesquisa e promoção da inovação – parece uma sugestão adequada para dar novos passos qualitativos na dinâmica sócio econômica, política e cultural dos Territórios Rurais brasileiros. Uma oportunidade que favorece tal opção é a tendência à interiorização das Universidades Públicas e dos Institutos Federais de Ensino Profissional Superior. Tais instituições poderiam dar seu apoio à formulação de projetos e realizar investimentos na qualificação dos agentes locais e suas representações. "
Especializada em planejamento e desenvolvimento regional e local, conjuntura econômica, planejamento estratégico, cenários sócio-econômicos e finanças e políticas públicas, Tânia Bacelar sugere "reforçar o gasto público de prestação de serviços de pesquisa e extensão, adequando seus modelos de atuação às especificidades das áreas mais pobres do país, como uma das rotas estratégicas a trilhar nos próximos anos."
Serviço:
O que: Aula inaugural da Universidade Estadual de Santa Cruz 
Tema: Desenvolvimento Regional e o papel das Universidades
Palestrante: Professora/Dra. Tania Bacelar de Araujo
Quando: segunda-feira(02/03/2015)
Hora: 10 horas
Onde: Auditório do Centro de Arte e Cultura Gov Paulo Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário