terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Professor da UESC é finalista prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015

 O projeto Sistema Vertical de Secagem Solar, do professor Jorge Henrique de Oliveira Sales, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, e Alfredo Takashi Suzuki, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, Câmpus de São Paulo, é finalista do Prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015, na Categoria Profissional.
O projeto apresenta a simulação de um secador vertical solar e sua eficiência em relação ao método tradicional. Usando um programa computacional é obtida a geometria, efeitos térmicos e mecânicos. Depois é feita uma simulação para a transferência de calor via condução, convecção e radiação. Para teste de confiabilidade, é feita uma comparação dos resultados do projeto com os dados simulados nas barcaças.
A cultura do cacau há tempos foi muito importante para a economia da Bahia, passando por fases de auge, com alta produtividade, mas também por fases de decadências com o surgimento da vassoura-de-bruxa, que reduziu muito a produção da amêndoa prejudicando também a qualidade das mesmas. 
Os frutos de cacau apresentam características alongadas com alguns sulcos. Martins (2007), diz em seu trabalho que o tamanho destes frutos varia conforme a espécie, variedade, solo clima e qualidade da árvore, e medem de 12 a 20 cm, pesando entre 300g e 600g. Possui uma expressiva riqueza em matérias gordas e substâncias azotadas. 
Para Neiva (2010), apesar de a vassoura-de-bruxa ter impactado esta cultura, o cacau ainda se constitui numa alternativa econômica para muitos na região, empregando hoje nos municípios de Ilhéus e Itabuna, cerca de 90 mil pessoas.
Para a produção do chocolate, a amêndoa de cacau passa por processos específicos, dentre eles o de secagem. Atualmente existem muitas formas de secagem de grãos como secagem à lenha e secagem com vapor superaquecido, mas o produto proposto neste artigo tem relação direta com a secagem de grãos através da energia solar, onde se percebe a predominância de estufas enormes para a realização deste processo, ocupando extensas áreas para um lucrativo processo de secagem. 
Este trabalho propõe um sistema para a secagem de grãos vertical, uma estufa especial, cuja altura é aproveitada para o processo de secagem, devido ao empilhamento de bandejas no interior da mesma. Isto traz algumas vantagens como redução drástica da área de secagem, redução do esforço manual devido a um mecanismo específico de fluxo de bandejas e utilização somente a energia solar. 
A aplicação de ferramenta de CAD/CAE (Computer Aided Design/Engineering) apoiou o desenvolvimento deste trabalho. As mesmas são importantes estratégias das empresas, seja na redução de custos com protótipos, ou na garantia de uma melhor confiabilidade dos produtos. Para Motta (1997), a utilização de sistemas computacionais em diferentes áreas da engenharia, consiste em uma exigência do mercado atual globalizado e altamente competitivo, uma vez que as empresas necessitam produzir cada vez mais, melhor, e com redução de custos.
O secador vertical proporciona vantagens como a redução da área necessária para a secagem, não requerer energia elétrica (para ventilação forçada), nem queima de lenha para a secagem, mas usando somente energia solar, que incidem sobre suas paredes e teto. Outra vantagem é eliminação das condições insalubres do trabalho do operador de manejo dos grãos a céu aberto, as temperaturas geralmente são elevadas em estufas, sob raios ultravioletas, podendo atingir mais de 40ºC, sem ventilação. No modelo proposto o espalhamento dos grãos em bandejas é feito mecanicamente, em local abrigado, o revolvimento dos grãos é desnecessário, pois é depositada apenas uma camada de grãos em cada bandeja, e a recolha é feita por gravidade.
A ferramenta de CAD foi fundamental no desenvolvimento deste projeto, para a definição do mecanismo que gera o movimento das bandejas e a geometria do secador vertical. Simulações mais realistas são pretendidas para dar continuidade ao trabalho, para assim oferecer um modelo mais confiável, onde se possa fazer analises mais profundas a respeito do sistema.
Estudos envolvendo simulações com troca de calor são recomendados para verificar quantitativamente as melhores dimensões para este secador, bem como a obtenção de dados que expliquem como se comportam as correntes de convecção dentro do secador, pois este tipo de transferência de calor é fundamental para garantir a homogeneidade dos grãos secos e otimização de custos.
SOBRE O CONCURSO - Em sua 12ª edição, o Prêmio segue incentivando ações inovadoras para toda a cadeia produtiva do alumínio.Assim como na última edição, as equipes participantes serão avaliadas em duas fases. Na primeira, serão selecionadas cinco equipes finalistas na categoria estudante e outras cinco equipes na categoria profissional. Após uma avaliação preliminar dos projetos inscritos, a Comissão de Seleção, formada por profissionais da Alcoa e convidados, fará a seleção dos 10 projetos finalistas.Para a segunda etapa, as equipes finalistas receberão R$ 3 mil de subsídio para o desenvolvimento de um protótipo do projeto.Após o evento de apresentação dos projetos, a Comissão de Premiação avaliará os protótipos e definirá os vencedores. O resultado será divulgado no evento de premiação, em 26 de março de 2015, e no site da Alcoa. 
Os 10 finalistas do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio são escolhidos por um comitê de especialistas da Alcoa. As equipes classificadas receberão subsídio financeiro para desenvolverem os projetos e apresentarem à Comissão de Premiação na fase final. 
A Categoria Profissional é aberta à participação de pessoas que atuem com desenvolvimento de projetos. A equipe deve ser composta de dois a quatro profissionais, sendo obrigatório, no mínimo, um integrante com formação superior. Os demais participantes poderão ter formação superior ou experiência profissional mínima de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário