quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Empreendedora busca formalização para ampliar venda de abará congelado

Microempreendedora individual tem a meta de triplicar a atual produção de 1,2 mil abarás congelados por mês
O tabuleiro da baiana de acarajé é famoso por seus quitutes quentinhos, apimentados e preparados na hora. Essa é a versão clássica que já faz muito sucesso entre os consumidores. Mas a administradora de empresas Ana Viviane Farias, de Ilhéus, no Sul da Bahia, criou um diferencial: investiu na produção de abarás congelados para atender àqueles clientes que querem comprar essas delícias sem sair de casa. “Comecei por acaso, fazendo uma surpresa para um irmão que chegava de viagem. Ele adorou. Postei nas redes sociais, começaram os pedidos, e assim visualizei a oportunidade de um bom negócio”, explicou.
Atuando na informalidade há dois anos, a empreendedora buscou a formalização este mês, com a finalidade de ampliar o negócio. Como microempreendedora individual, ela agora tem a meta de triplicar, ainda neste semestre, a atual produção mensal de 1,2 mil abarás congelados. “Também estou me preparando, com novos cursos de congelamento, para começar a produzir acarajés congelados, no segundo semestre”, revelou.
As vendas do abará são feitas em pacotes com 10 unidades a R$ 15. Em casa, o sistema de cozimento é simples. Basta esquentar em uma panela a vapor e pronto. Conservado no congelador, o produto natural, sem conservantes, pode durar até três meses. Para quem gosta de complementos, existe ainda a opção de comprar vatapá congelado em potes de 250 gramas a R$ 4 a unidade. Por mês, a demanda é de cerca de 600 potes.
A facilidade apimentou o negócio. “Cerca de 40% dos meus clientes compram para amigos de outros estados e até do exterior, como Portugal, Espanha e Suíça”.
A empreendedora também recebe pedidos de encomendas de restaurantes. Para atender a essas demandas e ainda montar um ponto comercial no centro de Ilhéus, com a contratação de um funcionário, Ana Viviane Farias quer aprimorar o rótulo do produto artesanal, com mais dados sobre ingredientes, além de participar de cursos na área de gestão e do Programa de Alimentação Segura (PAS).
“O grande diferencial de qualquer negócio é o conhecimento. E o Sebrae, através das oficinas para o microempreendedor individual e outras soluções de capacitação, busca capacitar os empresários para que a visão de negócio deles seja ampliada com foco no crescimento”, afirmou o analista do Sebrae, Michel Lima.

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