sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Hoje (5 de dezembro) é comemorado o "Dia da Pastoral da Criança"

5 de dezembro é o dia da Pastoral da Criança. Esta data é muito simbólica, pois nesta dia também é comemorado o Dia Internacional do Voluntário - a força que move a instituição. O voluntariado da Pastoral da Criança transforma vidas, tanto de quem recebe o serviço prestado quanto de quem o pratica. Mais que um serviço, é uma ação de amor ao próximo, que vai muito além dos expressivos indicadores já conquistados. Confira o conteúdo preparado especialmente para celebrar esta semana.
Atualmente, é possível dizer que o voluntariado faz toda a diferença em qualquer país ou comunidade. A consciência da força dovoluntariado como meio de transformação, nos mais diversos âmbitos, cresce a cada dia. Pessoas de diversas crenças e opiniões têm no voluntariado um ponto de encontro, em comum, para agir em prol do bem. Para quem quer ser voluntário, opções não faltam. Basta olhar em torno da sua comunidade e cada um descobrirá diversas instituições que necessitam da força e presença de voluntários: hospitais, igrejas, escolas, centros comunitários, etc. Basta disponibilidade de doar um pouco de tempo e abertura para trabalhar em equipe.
Como a Pastoral da Criança faz
Dentre as muitas opções de voluntariado, uma delas é a Pastoral da Criança, que abrange um trabalho com gestantes e crianças de zero a seis anos. O que move a Pastoral da Criança é a força de seu voluntariado espalhado por todo o país. São milhares de líderes atuando cotidianamente para que todos tenham vida e vida em abundância. Participe dessa ação voluntária. Os resultados são possíveis de sentir na própria vida, especialmente na alegria de servir a quem mais precisa. Informe-se: www.pastoraldacrianca.org.br
Ir. Vera Lúcia Altoé
“O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral. Os voluntários propagam diariamente fé e vida, entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas em milhares de comunidades em todo o Brasil”, destaca Ir. Vera.
O voluntário é uma pessoa que se torna disponível para um serviço pessoal, espontâneo e gratuito. Quem faz voluntariado cumpre grandes atos de amor mesmo com pequenos gestos, sobretudo, se ajuda as pessoas em dificuldades. A Pastoral da Criança é uma grande rede de voluntários, que atua em todo o Brasil e em outros países também. 5 de dezembro é o dia da Pastoral da Criança em todo o Brasil, justamente para recordar a ação voluntária. Confira o que a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Verá Lúcia Altoé, diz sobre esse tema que simboliza a essência da instituição.
O que representa o voluntariado na Pastoral da Criança?
O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral. Os voluntários propagam diariamente fé e vida, entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas em milhares de comunidades em todo o Brasil.
Onde a Pastoral da Criança atua? A quem procurar para contribuir como voluntário na Pastoral da Criança?
A atuação da Pastoral da Criança acontece nas comunidades com gestantes e crianças menores de seis anos.Para se tornar um voluntário, procure o coordenador ou a coordenadora da Pastoral da Criança da paróquia mais próxima de você. Também pode fazer contato através do nosso site: www.pastoraldacrianca.org.br
Como é possível atuar na Pastoral da Criança?
A atuação voluntária na Pastoral da Criança pode ser realizada de diversas formas, dependendo da sua vontade e disponibilidade de tempo. Você pode atuar como: líder, brinquedista, brincador, articulador em saúde, capacitador, multiplicador, apoio, comunicador popular, na informática, sendo assessor de imprensa na comunidade, palestrante. Enfim, de várias maneiras.
Ir. Vera, quem é o líder comunitário da Pastoral da Criança? O que ele faz?
O líder é o principal voluntário da Pastoral da Criança, que leva orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania as famílias que acompanha. O líder precisa ter disponibilidade para desenvolver três atividades na Pastoral da Criança. A primeira atividade é fazer a visita domiciliar. Segunda: reunir essas crianças e essas mães e fazer o dia da Celebração da Vida. E o terceiro momento é avaliar o desenvolvimento dessas crianças, que nós da Pastoral da Criança chamamos de Reunião de Reflexão e Avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário