sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cinco creches do Proinfância serão construidas em Ilhéus

Além da creche do Nossa Senhora da Vitória, cujas obras estão em andamento, outras cinco unidades serão construídas a partir de 2015.
O município de Ilhéus vai ganhar mais cinco creches voltadas para crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. Os novos equipamentos, cujas obras devem começar em 2015, serão construídos nos bairros do Malhado, Esperança, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho. De acordo com o superintendente de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ilhéus, Ednaldo Azevedo, os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Re-estruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
O engenheiro civil da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Hermano Fahning, lembra que a construção da sexta creche encontra-se em execução no Bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul da cidade. Segundo ele, a exemplo das que serão edificadas a partir do ano que vem, a creche em construção é do Tipo B. “Cerca de 30% do trabalho, que se encontra sob a responsabilidade da construtora Engemax Ltda, já foi concluído”, revela o engenheiro, acrescentando que, no momento, os serviços se encontram na fase de concretagem das lajes.
Fahning explica que as obras de construção da creche do Nossa Senhora da Vitória foram iniciadas em 2012 e interrompidas no mesmo ano logo após o sequestro das verbas por determinação do Poder Judiciário para pagamento dos salários dos servidores municipais que não foram quitados pela gestão passada. Com os esforços da atual administração para reequilibrar as contas municipais, seguindo determinação do prefeito Jabes Ribeiro, a Prefeitura de Ilhéus está conseguindo repor, com recursos próprios, o valor sequestrado, seguindo um cronograma de reembolso.
O Projeto Padrão Tipo B, que marcará as seis creches programadas para serem construídas na cidade de Ilhéus, tem capacidade para atender até 224 crianças, sempre em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral.
Proinfância – O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), criado pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação, faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), visando aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados, uma vez que esses refletem na melhoria da qualidade da educação. Além de prestar assistência financeira aos municípios, com caráter suplementar, o programa padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil que compõem a rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário