sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Pequenos agricultores de Ilhéus fornecem ao Programa de Aquisição de Alimentos

Parceiro do programa, o Sebrae desenvolve junto às entidades participantes, cursos e oficinas de gerenciamento no campo
Mércia Conceição é agricultora e lidera o Assentamento Frei Vantuir, em Ilhéus. Produz banana, aipim e hortaliças. Mas tem dificuldade para escoar a produção. “A cada 100 unidades produzidas chego a perder 40 por falta de comprador”, lamenta. Esse é o mesmo obstáculo que enfrenta a marisqueira Dulcina Costa Santos, da Associação dos Pescadores e Marisqueiras da comunidade de São Miguel, no litoral norte ilheense. “Trinta por cento da minha produção mensal é perdida ou vendida a preços bem mais baixos que o do mercado por falta de comprador”, afirma.
Para as duas empreendedoras, a boa notícia é que elas acabam de ganhar um novo mercado, passando a destinar parte da produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desenvolvido com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e que passou a ter a adesão do município.
Inicialmente 62 pequenos agricultores, pescadores e marisqueiras, representando 12 entidades ou associações, vão fornecer insumos ao governo, que os repassará, gratuitamente, até o final do ano, a 10 entidades assistenciais do município que atendem e abrigam populações em situação de insegurança alimentar e promovem a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. A previsão é beneficiar cerca de 2 mil pessoas com 40 mil quilos de alimentos.
Parceiro do programa, o Sebrae desenvolve junto às entidades participantes, cursos e oficinas de gerenciamento no campo, além de capacitação de produtores e de oportunidades de mercado. “Nós apresentamos alternativas para ampliar o negócio, viabilizar mercados e promover o homem do campo”, destaca Eduardo Andrade, gestor do Projeto Indústria Setorial Ilhéus.
A iniciativa vai representar uma movimentação financeira de R$ 235 mil no trimestre. Mas a projeção do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, é de que, em 2015, o volume de participantes e recursos seja bem maior. “Estimamos que no ano que vem o programa atenda a 620 produtores e movimente cerca de 4 milhões de reais”, calcula.
Vila do Retiro
Um exemplo de sucesso nesse setor é o do produtor e microempreendedor individual Ailton Benvenuto que se credenciou ao PAA e vai fornecer bananas desidratadas. Ele pensa em aumentar o leque de opções no ano que vem. Na região do Retiro, zona rural localizada ao norte de Ilhéus, ao lado de um grupo de pequenos produtores de frutas, Ailton produz bananas desidratadas.
Durante muito tempo o grupo amargou prejuízos. O produtor percebeu que depois da colheita, a banana da prata resiste, em média, cinco dias em boas condições para o consumo humano. Mas com a realidade das estradas vicinais que ligam a Vila Retiro, à sede do município, boa parte da produção – cerca de 70 por cento - era perdida no meio do caminho. Prejuízo que, há quatro anos, chegou ao fim para 28 famílias de pequenos produtores rurais da região.
Eles formaram um grupo produtivo e venceram as dificuldades de logística, passando a desidratar frutas produzidas em suas pequenas propriedades rurais. Um procedimento que dura, em média, 24 horas, e que garante a validade dos produtos por até seis meses. O Sebrae ajuda na evolução do projeto, divulgando em feiras de negócio e eventos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário