terça-feira, 4 de novembro de 2014

I Ciclo de Palestras do Departamento de Ciências da Saúde da UESC vai discutir vigilância à saúde e à qualidade de vida no trabalho

Além das palestras, a mesa-redonda sobre "Inserção da Saúde mental na comunidade" e o lançamento do livro "Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família."
O Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual da Santa Cruz (UESC), realiza o I Ciclo de Palestras nos dias 18, 19 e 20. As palestras serão realizadas no período da tarde no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).
A professora Rozemere Cardoso de Souza, diretora do Departamento de Ciências da Saúde e coordenadora do evento destaca que "o objetivo é compartilhar e motivar a produção de conhecimento dos docentes da área e identificar parceiros para produção de futuras ações articuladas de extensão e/ou de pesquisa, em conformidade com o tema de interesse."
- "Além disso, o evento vai abordar o tema atual da vigilância à saúde e outro relacionado à qualidade de vida no trabalho - meta proposta em seu Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU)." explica a professora. O evento é destinado aos pesquisadores, professores, trabalhadores da saúde, estudantes e comunidade em geral. às inscrições prévias podem ser feitas através do envio da ficha devidamente preenchida para o e-mail: < saude@uesc.br >.
A programação do I Ciclo de Palestras do Departamento de Ciências da Saúde será aberta, às 14 horas do dia 18, com a professora Flávia Azevedo de Mattos Moura Costa (DCS/UESC), abordando " Indicadores de violência no Sul da Bahia" e às 16 horas a professora Regiane Cristina Duarte (DCS/UESC), aborda"Efeito antidiabético da droga vegetal, extrato e flavonóides de Costus spiralis em modelo experimental in vivo".
No dia seguinte, 19, a primeira palestra, às 13h30min, será "Saúde financeira: contribuições para a qualidade de vida no trabalho" apresentada pela professora Josefa Sônia Pereira da Fonseca (DCAC/ UESC). Às 15 horas a palestrante será a professora Nísia Verônica Trindade Lima (FIOCRUZ), sobre "Desafios da pós-graduação em saúde".
No dia 20, a programação começa às 9 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, com a mesa-redonda "Inserção da Saúde mental na comunidade: como avançar entre os retrocessos e tradições clínicas" com as palestras dos professores. Josenaide Engracia dos Santos (UnB), João Mendes de Lima Júnior (UFRB) e Rozemere Cardoso de Souza (DCS/UESC). 
Em seguida será realizado o lançamento do livro "Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família", organizado pelas professoras/Dras. Rozemere Cardoso de Souza e Josenaide Engracia dos Santos será editado pela Editus, Editora da UESC.. Trata-se do resultado da pesquisa sobre saúde mental e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir da escuta de pessoas com história de sofrimento psíquico, em Ilhéus e Itabuna, e, especialmente, de equipes que atuam nessa área que revelam inquietações impulsionadoras de atitudes proativas em direção ao ensino/aprendizagem em saúde mental. 
Às 14 horas, de volta ao auditório do DCET, a enfermeira Larissa Pimentel Costa Menezes Silva (Diretora do Departamento de Vigilância à Saúde do município de Itabuna) fará uma palestra sobre a Febre Chikungunya. Em seguida, às palestras "Protótipo de uma ferramenta para a prática clinica e acadêmica de Enfermagem: os padrões funcionais de saúde como ponto de partida" com a professora Myria Ribeiro da Silva (DCS/UESC) e o "Impacto do PET Saúde na formação do enfermeiro(a) com a professora Noélia Silva de Oliveira (DCS/UESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário