segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sem fazer a cobertura nas escolas a secretaria de Saúde alerta para importância da vacina contra o HPV

No Colégio Nossa Senhora da Piedade, a data agendada na carteira de vacina das crianças, pela própria Secretaria de Saúde, foi 18 de agosto. Passou para setembro e já estamos em outubro e nada de vacina. Em  outros colégios as datas anunciadas pelas equipes, também, não foram cumpridos. Agora, a Secretaria de Saúde de Ilhéus alega resistência de professores e pais de estudantes em permitirem a vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos, resolveu promover visitas de esclarecimentos sobre a importância da vacinação. Pelo menos é o que estão anunciando.
A segunda etapa da vacinação contra o HPV, voltada a proteger meninas de 11 a 13 anos contra os casos de câncer de colo do útero e de verrugas anogenitais, está sendo aplicada no município de Ilhéus através de equipes selecionadas da Secretaria de Saúde. De acordo com Walkíria Cardeal, Supervisora de Imunização, nesta terça-feira, dia 07, a Escola Santa Ângela será a primeira a ser visitada, e na quarta-feira, dia 08, será a vez do Colégio Piedade, pela manhã, e do Colégio Fênix, à tarde. Já na quarta-feira, dia 09, o atendimento acontecerá na Escola Estado do Ceará, e na quinta-feira, dia 10, a vacina será levada para as meninas que estudam nas escolas estaduais Sá Pereira, pela manhã, e Escola Paulo Américo, à tarde.
Explica Walkíria Cardeal que, devido a necessidade de sensibilizar os professores, diretores e alunas, durante todo o dia de hoje, segunda-feira (06), as equipes se empenharam em realizar uma visita antecipada às escolas que serão atendidas durante a semana, “pois em algumas delas não está acontecendo a adesão à segunda etapa, devido a eventos adversos noticiados, e em outros, por falta de interesse dos pais e dos próprios professores”, afirmou. Ressalta que, embora em alguns casos tenham sido observados eventos adversos pós vacinação, a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde não vêem necessidade de suspender a vacinação, uma vez que se trata de casos esperados e sem nenhuma gravidade, e o risco benefício é bem maior.
A Supervisora de Imunização alerta que a vacina contra o HPV é muito importante para preservar a saúde da mulher. “A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Já em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos, e de acordo com o Ministério da Saúde, apesar dos avanços na redução das mortes por câncer do colo do útero no Brasil, 14 mulheres morrem todos os dias com esse tipo de câncer”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário