terça-feira, 14 de outubro de 2014

Pesquisadores da UESC premiados em conferência internacional de enfermagem

Os professores Myria Ribeiro da Silva, Ricardo Matos Santana, Natiane Cavalho Silva, Carla D. C. Dutra, Dejeane Silva e Conceição Filgueiras do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) forem premiados durante a International Conference on Nursing Knowledge NNN – From Concepts to Translation (Conferência Internacional do Conhecimento de Enfermagem NNN – Dos conceitos à translação). O evento foi realizado pela Universidade Católica de Porto, em Portugal.
Os pesquisadores da UESC apresentaram o trabalho intitulado: Prototype a tool for clinical practice and academic nursing: functional health patterns as starting point (Protótipo de uma ferramenta para a prática clínica e acadêmica de enfermagem: os padrões funcionais de saúde como ponto de partida).
O trabalho foi desenvolvido na UESC, pelos professores do Curso de Enfermagem, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Metodologias na Enfermagem (NEPMENF) e no Projeto de Extensão PROCENF (Processo de Enfermagem: Metodologias e Estratégias de Ensino-aprendizagem), se constituiu na modelagem de um protótipo de ferramenta educativa apropriada para substituir o modelo tradicional utilizado para o ensino dos Padrões Funcionais de Saúde (PFS). 
O objetivo da pesquisa é contribuir para a compreensão dos PFS e proporcionar o desenvolvimento da habilidade diagnóstica. O protótipo teve como base a Taxonomia II da NANDA-International (organização internacional que regula e define diagnósticos de enfermagem no mundo) e aplicado aos alunos, professores e enfermeiros, tendo evidências favoráveis a seu emprego na realidade acadêmica e profissional.
A International Conference on Nursing Knowledge NNN – From Concepts to Translation, de grande importância para a enfermagem, reúne pesquisadores renomados da área da Sistematização da Assistência de Enfermagem, com o objetivo de buscar subsídios para ampliação do uso das Classificações Internacionais de Enfermagem (NANDA, NOC e NIC), em consonância com a prática docente. 
Durante o evento, foram discutidos aspectos epistemológicos da enfermagem, com ênfase na definição do conhecimento de enfermagem, segurança do paciente, julgamento clínico/considerações clínicas, resultados e cuidados centrados no paciente, avanços na prática de tecnologia da informação e em educação de Enfermagem voltados à Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário