domingo, 5 de outubro de 2014

Papa Francisco pede orações para os bispos do Sínodo

O papa Francisco postou uma mensagem através de sua conta no Twitter pedindo orações pelo Sínodo sobre a família, que começa neste domingo (05) e segue até o dia 19 de outubro. "Enquanto damos início ao Sínodo sobre a Família, rezemos ao Senhor para que ele indique o caminho. #rezepelosínodo", postou o líder da Igreja Católica.
O Pontífice celebrou a missa de abertura do encontro na basílica de São Pedro. O Sínodo, que tem como tem "os desafios pastorais sobre as famílias no contexto da evangelização" e terá 253 participantes nos debates. Jorge Bergoglio pediu que os religiosos "escutem Deus, mas também o povo" e quer um espaço com "ampla liberdade de expressão" em "um clima de respeito para cada posição e com autêntico senso construtivo". Após as duas semanas, será criado um novo documento que será a base para o Sínodo de março de 2015.
Durante a celebração, o Papa lembrou a passagem bíblica sobre as "vinhas do Senhor". "No Evangelho, são os agricultores que estragam o projeto do Senhor. Esses não fizeram o trabalho deles, mas só pensaram em seus interesses. Jesus com sua parábola se dirige aos chefes dos sacerdotes e os anciões do povo, isto é, aqueles considerados sábios para a classe dominante. Desse modo particular, Deus mostrou o seu sonho ao seu povo para que eles o cultivem e o protejam dos animais selvagens", destacou o Pontífice.
Segundo Bergoglio, "a tentação da ganância está sempre presente. A ganância do dinheiro e do poder. E para saciar essa ganância, os maus pastores carregam sobre os ombros fardos insuportáveis , que não deixam que eles movam sequer um dedo".
Ao atrelar a parábola com o Sínodo, Francisco afirmou que "também nós, os Bispos do Sínodo, somos chamados a trabalhar pela vinha do Senhor".
"As reuniões sinodais não servem só para discutir ideias bonitas e originais ou para mostrar quem é mais inteligente. Servem para cultivar e proteger melhor as vinhas do Senhor, para cooperar com seus sonhos, ao seu projeto de amor ao povo. O Senhor pede para nós curarmos as famílias, que desde o início é parte integrante sobre o Seu desenho de amor pela humanidade", ressaltou o líder da Igreja.
Ele ainda destacou que "somos todos pecadores" e que "também para nós há a tentação dos maus pastores das vinhas por causa da ganância que não falta aos seres humanos". O Pontífice disse que "o sonho de Deus sempre encontra a hipocrisia de alguns de seus servos" e que "nós podemos frustrar o sonho de Deus se não nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo".
O Papa quer que os bispos discutam temas polêmicos para a religião, como o matrimônio gay e a admissão de divorciados que se casaram novamente nos sacramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário