quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Novembro de Direitos e Identidades Negras da UESC começa no dia 3

São parceiros do II NODIN o projeto de extensão LAIKOS, o DCIJUR; o Grupo de pesquisa Multiculturalismo, do Departamento de Educação; o GPEADA; o TEAR, do DFCH; AMATA; o Coletivo a coisa está ficando preta; a ONG Gongombira e a Casa dos Bonecos.
O Projeto de Extensão Laikos do Departamento de Ciência Jurídicas (DCIJUR), da Universidade Estadual de Santa Cruz, promove a segunda edição do NODIN - Novembro de Direitos e Identidades Negras da UESC. O evento, ampliado e diversificado, contará com eventos internos e externos a universidade durante todo o mês, promovidos através da parceria entre diversos projetos da Universidade e associações da sociedade civil.
De acordo com Profa. Msc. Saskya Lopes, vice-diretora do DCiJur - UESC e coordenadora do Laikos "o racismo continua sendo invisibilizado pelo mito da democracia racial, enquanto os movimentos negros clamam por justiça, a exemplo da II Marcha contra o genocício do povo negro em Salvador, promovida pela campanha Reaja ou será morto, reaja ou será morta".
"As pesquisas continuam reafirmando a maioria dos negros nos presídios, o aumento dos números de casos de intolerância religiosa, em quase sua totalidade, quanto às religiões de matriz africana, revelando a face do racismo aos valores negros. A injustiça ambiental revela, através do racismo ambiental o legado histórico de insalubridade deixado ao povo negro brasileiro. O mito da democracia racial, não só proclama uma convivência harmoniosa, mas esconde a face do preconceito na seletividade e acepção de pessoa segundo a cor da pele quando se trata de justiça distributiva e iguais oportunidades na vida", reflete a professora.
Profa. Saskya M Lopes, que é também vice-coordenadora do Projeto Ser-Mulher, explica que "a necessidade de imprimir visibilidade à categoria raça, enquanto conceito-questão sociológica, refletir, discutir e produzir conhecimento a respeito da temática na Região Litoral sul da Bahia, faz do II NODIN uma construção interdisciplinar imprescindível ao universo acadêmico e social da nossa região. Por isso teremos uma programação acadêmica interna nos dias 03 e 04 de novembro, a Mostra de Cinema Africano durante os dias 07, 13 e 21, nos dias 12 e 17 atividades no Terreiro Matamba Tombeci Neto em Ilhéus,no dia 22 na Escola Estadual Aurelino Leal em Itacaré, e nos dia 29 e 30 na Praça do Banco da Vitória". explicou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário