quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Inema identifica praias com boas condições de balneabilidade em Ilhéus

O diagnóstico das condições de balneabilidade das praias do município sempre é feito por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) informa que as praias de Olivença, Ponta da Tulha, Avenida, Cristo, Milionários, da Concha e as praias do Sul apresentam boas condições de balneabilidade neste final de semana. Ainda, o órgão orienta que banhistas evitem as praias da Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (proximidades do bar litrão), Malhado (imediações da escultura da sereia) e Ceplus (atrás da cabana Guarany).
Segundo o instituto, o diagnóstico das condições de balneabilidade é elaborado por meio de recolhimento de amostras durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100 metros antes lançamento da Ceplus e 100 metros depois lançamento da Ceplus. Em Ilhéus, a ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).
O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 ml de água.
Tempo chuvoso – De acordo com o Inema, no período em que o tempo estiver chuvoso as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário