terça-feira, 23 de setembro de 2014

Prefeitura de Ilhéus adere ao Outubro Rosa com mutirão no próximo dia 2

A programação inclui serviços e informações sobre prevenção, promoção e estímulo à busca pelos serviços de saúde. Nos estandes montados ao lado da Catedral de São Sebastião, a população poderá marcar consultas e realizar exames preventivos.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), abraça novamente o Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama, com a realização de mutirão, no próximo dia 2 de outubro, das 8 às 17 horas, no estacionamento localizado ao lado da Catedral de São Sebastião. A programação inclui serviços e informações sobre prevenção, promoção e estímulo à busca pelos serviços de saúde. 
O Mutirão do Outubro Rosa é dedicado à mulher, e tem como principal objetivo incentivar a importância da prevenção com visitas periódicas ao médico, realização dos exames de mamografia e prevenção ao câncer de útero (papanicolau), além do autoexame, que permite às mulheres identificar sinais da doença. Durante todo o dia, equipes da Sesau e SDS oferecerão serviços de saúde e assistência social.
As ilheenses poderão aferir a pressão arterial, verificar a glicemia capilar, vacinar, confeccionar o cartão do SUS e agendar consultas e exames concentrados na Central de Regulação. Nos estandes montados ao lado da Catedral de São Sebastião, a população poderá marcar consultas com ginecologista e contar com atendimento da equipe de enfermagem para prevenção do câncer de mama e de útero, entre eles triagem para o mastologista e teste rápido de HIV.
Além dos serviços de saúde, o mutirão ilheense do Outubro Rosa intensificará a distribuição de preservativos e terá espaço para o lazer, com atividades de alongamento e dança. A programação inclui também serviços de maquiagem, cozinha itinerante para ensinar a preparar alimentos saudáveis, massoterapia e corte de cabelo.
O Outubro Roa de Ilhéus contará ainda com palestras educativas sobre o câncer de mama e de colo uterino, com orientações sobre os métodos contraceptivos e autoexame das mamas. As equipes da SDS realizarão palestra sobre violência doméstica e manterão espaço para atividades relacionadas à autoestima.
Conscientização - Outubro Rosa é uma grande ação de conscientização mundial promovida por diversas entidades no mês de outubro, dirigida à sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a participação da população, empresas e entidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário