quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Prefeito de Ilhéus assina decreto para desapropriação de área para a Universidade Federal do Sul da Bahia

Jabes considera a UFSB um marco para o Sul da Bahia. Ilhéus foi contemplada com um dos colégios universitários da UFSB, para atender 60 alunos, a partir deste mês de setembro. Cada colégio universitário disporá de uma rede de 50 computadores, ligados em rede, com acesso às aulas da universidade.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou da aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na noite de segunda-feira (8), quando também assinou o Decreto Municipal nº 052/2014, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área contígua ao limite com o município de Itabuna, DCE mais de 688 mil metros quadrados, para a construção do campus da UFSB. Na oportunidade, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, também assinou decreto de desapropriação com a mesma finalidade.
O reitor da UFSB, Naomar Monteiro, reuniu na solenidade os ministros da Educação, José Henrique Paim e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o governador da Bahia, Jaques Wagner, os reitores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, prefeitos dos municípios do Sul da Bahia, representantes de entidades empresariais e sindicais, professores, pais e estudantes do campus Jorge Amado e dos colégios universitários (CUNIS).
Jabes considera a UFSB um marco para o Sul da Bahia. “Os jovens da região terão mais oportunidade de participar da vida do País, a partir deste modelo contemporâneo de universidade, firme, viva, capaz de formar uma massa crítica capacitada a promover o desenvolvimento da região”, destacou o prefeito. Ilhéus foi contemplada com um dos colégios universitários da UFSB, para atender 60 alunos, a partir deste mês de setembro.
O reitor Naomar Monteiro recepcionou os pais dos alunos com uma apresentação sobre a estrutura da universidade, explicando que cada colégio universitário disporá de uma rede de 50 computadores, ligados em rede, com acesso às aulas da universidade. “Ao invés do aluno vir à Universidade, ela irá até o aluno, melhorando o processo de inclusão social, um dos mais fortes objetivos da UFSB”, justificou.
Universidade descentralizada - Naomar Monteiro disse que a UFSB já registra 720 matrículas nos bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) e nas licenciaturas interdisciplinares nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A meta da instituição é atender 900 alunos. O reitor também falou sobre o modelo da nova universidade, formulado no legado de dois expoentes da educação brasileira, Paulo Freire e Anísio Teixeira.
Explicou que o aluno da UFSB poderá fazer suas escolhas durante o percurso de formação. “Aqui, o estudante moldará o curso de acordo com suas expectativas e condições de vida, e será certificado a cada etapa que concluir, podendo recomeçar do ponto que parou, se assim escolher ou necessitar”. O reitor falou também sobre a instalação do Conselho Estratégico Social, no próximo dia 20, que terá, entre outras metas, a preparação do 1º Fórum Social do Sul da Bahia, daqui a um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário