quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Aplicação da segunda dose da vacina contra HPV começa dia 10 em Ilhéus

Esta fase da vacinação protege as meninas de 11 a 13 anos de quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), sendo que os 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, enquanto os 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.
A partir do próximo dia 10 de setembro, a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) inicia a segunda fase da vacinação contra o HPV, que protege as meninas de 11 a 13 anos de quatro subtipos da doença (6, 11, 16 e 18), sendo que os 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, enquanto os 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. Por isso, a Supervisora de Imunização, Walkíria Freitas Cardeal, alerta os pais para que encaminhem suas filhas aos postos de saúde mais perto de suas residências, mesmo aquelas meninas que, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira dose, salientando que é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.
De acordo com Walkíria Cardeal, a vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde: CAE III (antigo SESP), Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro da Conquista, Posto de Saúde (PS) Sarah Kubistchek (Bairro do Malhado), PS do Centro Social Urbano, PS do Bairro do Iguape, PS Dr. Euler Ázaro (Bairro Teotônio Vilela), PS de Vila Cachoeira, PS Herval Soledade (Bairro do Pontal), PS do Bairro Nelson Costa, PS do Bairro Hernani Sá (que também funciona à noite), PS do Ilhéus II, e no PS do Bairro Nossa Senhora das Vitórias.
A primeira dose foi realizada no dia 10 de março, com a aplicação em todas as escolas das redes públicas municipal, estadual e privada, atingindo um percentual de 69,63% de aplicações. Diante deste resultado, Walkíria Cardeal, além de ressaltar a importância da vacina, convoca os pais para que compareçam a um destes postos de saúde levando as suas filhas, esclarecendo que, para as meninas que estão perto de completar 11 anos, a vacina está disponibilizada durante todo o ano, o que permite se prevenir contra a doença na data exata.
Sucesso – A eficácia da vacina contra HPV já está comprovada em mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual, e, portanto, ainda não tiveram nenhum tipo de contato com o vírus. Atualmente, 51 países utiliza a vacina através de programas nacionais de imunização, e, de acordo com estimativas, durante o ano de 2013 foram distribuídas aproximadamente 175 milhões de doses, sendo a sua segurança assegurada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conforme explica Walkíria Cardeal, o HPV é um vírus que é transmitido através do contato direto com a pele ou mucosas infectadas durante as relações sexuais, mas também pode ser transmitido pela mãe no momento do parto, o que aumenta a periculosidade, tanto que a Organização Mundial da Saúde acredita que 290 milhões de mulheres espalhadas em todo o mundo são portadoras da doença, principalmente dos tipos 16 e 18. “Com tudo isso, fica comprovada a total importância das meninas se vacinarem dentro dos prazos previstos, e desta forma possam ter uma vida assegurada contra esta doença”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário