quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ajude seu filho a ter bons hábitos desde pequeno



Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança
Normalmente, quando se fala em rotina, pensa-se logo que é algo do qual devemos fugir. Quem nunca ouviu dizer: “fuja da rotina”, “não deixe sua vida virar rotina”, e por aí vai. Contudo, paralelamente, os hábitos, os bons e os maus, se formam através da rotina. As crianças precisam de uma rotina de hábitos saudáveis para que possam aprender, se desenvolver e crescer de modo mais harmonioso. Estabelecer uma rotina de hábitos para as crianças não significa sobrecarregá-la com atividades, fazendo para ela uma espécie de agenda de adultos. Também não é montar um cronograma, como resultado da ansiedade dos pais que têm medo que a criança fique “ultrapassada” com relação as demais, e acabam colocando a criança em diversas atividades: inglês, ballet, esporte, música, pintura... o que mais cedo ou mais tarde estressa a criança.
Outro ponto importante, quando se fala em rotina de hábitos, é a família ter muito claro que disciplina é algo importante, mas nunca através da violência, sempre através do diálogo. Para o benefício da própria criança, é preciso estabelecer horários para comer, dormir, tomar banho, fazer alguma atividade. E esses horários precisam ser respeitados, desde pequeno.
Os pais não devem ceder às vontades e muitas vezes caprichos das crianças que fazem manha ou choram porque não querem ir dormir; não querem comer na mesa, mas sim em frente à TV; não querem tomar banho ou fazer alguma atividade. Os pais devem conversar com a criança e incentivá-la a cumprir o estabelecido, com amor e respeito. Uma rotina de hábitos saudáveis pode colaborar muito em todas as fases da vida, pois o que se aprende deste pequeno é levado depois para o tempo escolar, para o trabalho e para a vida adulta de modo geral.
“Estabelecer hábitos saudáveis é, antes de tudo, prevenção da vida”, afirma Regina.
Desde o início de sua vida, a criança já pode e deve aprender a cultivar hábitos saudáveis. Para entender mais sobre a formação de hábitos na educação infantil, a enfermeira Regina Reinaldin, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, esclarece algumas questões relacionadas a esse tema.
O tema dessa semana é a rotina de hábitos com as crianças. Você pode explicar o que é um hábito e como é criado?
É uma maneira usual de ser. É uma disposição duradoura que uma pessoa adquire pela repetição frequente de um costume. Os hábitos de vida da criança são muito marcados pela transformação dos hábitos de vida dos seus pais ou adultos responsáveis.
Como a família se envolve para criar hábitos saudáveis?
A criança aprende muito mais por aquilo que vê, do que por aquilo que escuta. Então, é muito comum a mãe dizer: “Ah, mais eu falo para ele comer fruta”. Mas ela mesma não come fruta. A criança vai aprender por aquilo que vê, então dizer para ela uma coisa que não é feita tem pouco valor.
E quais são esses hábitos saudáveis para uma criança?
Horários para acordar, para ir dormir, a criança precisa desde pequena ter essa rotina. Hábitos de higiene, por exemplo: precisa lavar as mãos antes das refeições, tomar banho, escovar os dentes. Também hábitos na refeição, no comportamento alimentar. Brincar também é muito importante, que a criança tenha tempo para brincar. Na educação, a criança vai para a escola e necessita de um horário para ficar na escola, como sentar e estudar; acordar cedo; colocar o cinto de segurança quando está no carro, entre outros. O nosso dia a dia está recheado de hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário