segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Reitora da UESC será empossada na presidência ABRUEM

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Adélia Pinheiro será empossada na presidência da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, juntamente com a diretoria eleita para o biênio 2014/2016, nesta quarta-feira(13), às 11h30, no auditório da Associação Médica de Brasília, SCES, Trecho 03, Conjunto 06, Brasília­ DF. 
A nova diretoria foi eleita durante a reunião do Conselho Pleno, que foi realizada durante o 54º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, em Campos do Jordão – SP, para o mandato de dois anos. O vice-presidente é o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Aldo Nelson Bona.
O Conselho Deliberativo tem como titulares os reitores da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Sampaio; da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer; da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska. Os suplentes são os reitores da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lázaro Pereira; da Universidade Estadual da Paraíba, Antonio Rangel Guedes Júnior;da Universidade Estadual de Londrina, Berenice Quinzani Jordão.
O Conselho Fiscal é composto pelos reitoras da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Silvério de Paiva Freitas, da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo Campos Costa; e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto Santos. Os suplentes são os reitores da Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Divino Macedo; da Universidade de Taubaté, José Rui Camargo; e da Universidade Estadual de Roraima, Patrícia de Castro.
Compromisso
A professora Adélia Pinheiro e o seu vice foram eleitos com o compromisso de “dar continuidade a tudo o que já vem sendo feito e, para além disso, fazer avançar ainda mais o processo de valorização da Associação e das Instituições a ela filiadas”. 
Com as propostas de proporcionar maior inserção da ABRUEM na pauta dos debates sobre a educação superior no país as ações serão implementadas no sentido da conquista do financiamento do governo federal às filiadas da ABRUEM, como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.
A eleição da reitora Adélia Pinheiro surgiu e se fortaleceu ao longo das discussões e encaminhamentos desenvolvidos no Grupo de Trabalho MEC/ABRUEM, constituído com a finalidade de discutir as possibilidades de financiamento do Governo Federal às Universidades Estaduais e Municipais. Na avaliação da reitora, "a grandiosidade do desafio está na valorização do Ensino Superior, especialmente entre as instituições municipais e estaduais, e dar visibilidade à UESC e às demais instituições baianas. Pensando assim, assumimos um desafio ainda maior, qual seja, o de responder pela Presidência da Associação nos próximos dois anos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário