segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Música e imaginário de Dorival Caymmi inspiram contação de histórias para crianças


A aventura “O Menino e o Ventinho” de autoria da educadora Ana Fragassi, do Colégio Vitória, em Ilhéus, alimentou a imaginação de alunos do curso Fundamental I, em mais uma atividade de contação de histórias realizada no espaço da Biblioteca Horizontina Conceição. Inspirada na obra de Dorival Caymmi - e com o fio de sua trama costurada por trechos de músicas do compositor baiano - a história mostra a vontade e os desafios de um menino muito especial em conhecer e vivenciar coisas boas e novas.
“Unir Dorival Caymmi à história infantil é igual a velejar em águas tranquilas, onde o imaginário entrelaça com a realidade sendo acariciado pelo sorriso e o olhar encantador das crianças”, afirma a educadora.
Os pequenos que participram da atividade, deixaram suas impressões sobre a história: Ana Luiza Alves do 1º ano B disse que “a historinha mostrou as coisas que a Bahia tem e ajudou a sonhar e a inventar brincadeiras”. Guilherem Assis Colônia do 2º ano C afirmou que “a história ajuda a gente a obedecer aos pais”. Para a aluna do 4º ano C, Ana Luiza Bispo, “ouvir história é bem curioso, divertido e interessante, dá vontade de saber o que vem depois. A música envolveu algumas partes, achei que combinou e ficou legal”.
“Contar história infantil estimula na criança o gosto pela leitura, de um jeito agradável, livre, sem imposição. As crianças são conduzidas a serem leitoras naturalmente. Esse é um dos objetivos do Colégio Vitória, que tem na sua Biblioteca Horizontina Conceição, livros para toda faixa etária”, completa a educadora Ana Fragassi.
A contação de histórias é uma das vertentes de um projeto mais abrangente que, todos os anos, comemora o aniversário de um grande nome da música ou da literatura brasileira. Este ano a escola homenageia o centenário de Dorival Caymmi. “O objetivo é buscar a formação da criança e do jovem relembrando um dos maiores ícones da Cultura Brasileira”, afirma a coordenadora Ângela Márcia Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário