quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Especialista francês ministra curso sobre chocolates finos em Ilhéus

Capacitar e aprimorar a produção de chocolates finos no sul da Bahia, a partir de amêndoas de cacau selecionadas. Este é o principal objetivo do curso que será ministrado pelo mestre chocolatier francês, Christophe Puyodebat, de 18 a 22 de agosto, em Ilhéus. O evento é voltado a empresários e técnicos que atuam na cadeia produtiva do chocolate, oferecendo acesso a novos conhecimentos, soluções e tecnologias para melhoria da produção e aumento da competitividade.
A ação tem o apoio do Sebrae e a abertura está prevista para o dia 18, no auditório do Hotel La Dolce Vita, litoral sul de Ilhéus, das 18h às 21h com o seminário “ A inovação como ferramenta de produção do chocolate fino”. Dos dias 19 a 22, haverá workshops técnicos na Pousada Morro dos Navegantes, na rodovia Ilhéus-Olivença, sempre nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h30. Os temas irão abordar assuntos como as Operações no Processamento do Chocolate, Tecnologia Aplicada, Higiene na Produção do Chocolate, Embalagens, Rotulagens e Transporte, Práticas de Produção da Massa, Aplicações em Chocolateria Goumert, Análise Sensorial e Harmonização com Chocolate.
Segundo Eduardo Andrade, gestor do projeto Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau do Sebrae, os interessados já podem se inscrever. “As vagas são limitadas e o investimento por pessoa é de R$ 50 para participar do evento”, informou. Os contatos podem ser feitos pelo telefones (73) 9963-6555 e (71) 3343-1424 ou pelo emails cacausulbahiaig@gmail.com ;cin-fieb@fieb.org.br e eduardoandrade@ba.sebrae.com.br
O evento tem o apoio também da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), do Instituto Cabruca, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sistema Fieb e da Associação dos Produtores de Cacau (APC).
Chocolate gourmet
Christophe Puyodebat é um chocolatier que desenvolve projetos artesanais do produto, compartilhando novos conceitos, democratizando truques, segredos e dicas na fabricação do chocolate goumert. “Neste trabalho você pode envolver toda a família (crianças e adultos) para ocasiões especiais e vai trazer novos conhecimentos para a sua vida”, revela.
“Para produzir um bom chocolate é preciso ter uma amêndoa de qualidade, plantada em um ambiente propício”, revela o agricultor Henrique Almeida. Além disso, é fundamental ter uma boa variedade de cacau, uma detalhada seleção genética dos frutos e capacidade técnica de manejo nas fazendas.
Henrique Almeida produz chocolates finos a partir da variedade “Maranhão”, uma espécie de cacau forasteiro com origem no baixo-Amazonas, norte do País. Trazido para o sul da Bahia, a variedade foi, aos poucos, passando por uma seleção natural e hoje é “a galinha dos ovos de ouro” do produtor. Na Fazenda Sagarana ele consegue selecionar os chamados frutos perfeitos para a produção de chocolates finos.
“O Brasil detém, como nenhum outro país, o desenvolvimento desta tecnologia”, assegura Henrique Almeida. Ele é um dos produtores sulbaianos mais conhecidos no mercado mundial. Em 2010, por exemplo, o produtor viu o chocolatier Stéphanie Bonnat se apaixonar pelas amêndoas produzidas na sua Fazenda Sagarana. “Quero comprar toda a sua matéria-prima", disse Bonnat. E não demorou aopara o produtor atender ao pedido. Já no ano seguinte, em Paris, as amêndoas sulbaianas tornaram-se as barras mais caras no estande do francês. De lá pra cá, Henrique passou a dedicar parte de sua produção ao mercado internacional e com a outra parte passou a produzir o seu próprio chocolate. “Está tudo caminhando muito bem”, resume ele sobre o seu novo projeto de agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário