quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A reitora Adélia Pinheiro convoca comunidade acadêmica da UESC para construção do PDI 2014-2018

Proposta apresentada pela Reitoria e aprovada pelo Conselho Superior, contribui para a consolidação do Modelo Binário
A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, começa o processo de discussão e construção do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, para o período 2014-2018. As 12 oficinas previstas, serão realizadas de 11 a 28 de agosto. A proposta aprovada pelo Conselho Universitário-Consu, em 18 de julho, propõe que o planejamento institucional ocorra com o fortalecimento do sistema binário, a partir de setores e Departamentos, abordando as três dimensões, ensino, pesquisa e extensão, e ainda em duas outras dimensões não vinculadas estritamente a setores e Departamentos, assistência estudantil e qualidade de vida e trabalho. 
A UESC elaborou anteriormente dois Planos de Desenvolvimento Institucionais, o primeiro para o período 2003-2006 e, o segundo, para o período 2009-2013. A reitora Adélia Pinheiro lembra que "o processo de elaboração anterior foi organizado a partir das dimensões clássicas de uma instituição universitária: ensino, pesquisa e extensão, agregando as dimensões de assistência estudantil e empreendedorismo. O processo foi participativo, aberto a todos os membros da comunidade acadêmica. Representou um avanço importante, porém não deu conta dos elementos, objetivos, metas, estratégias e indicadores vinculados à administração setorial."
A reitora explica que "o processo de elaboração que estamos iniciando propõe que o planejamento institucional ocorra a partir de setores e Departamentos, abordando as três dimensões, ensino, pesquisa e extensão, e ainda em duas outras dimensões não vinculadas estritamente a setores e Departamento, a assistência estudantil e a qualidade de vida e trabalho."
"De acordo com a proposta apresentada pela Reitoria e aprovada pelo Conselho Superior - CONSU, faremos um PDI utilizando uma metodologia que contribui para a consolidação do Modelo Binário. Após deliberação do CONSU, estamos desencadeando o processo de elaboração do PDI 2014-2018 com início em 11 de agosto, com a primeira oficina no Departamento de Ciências Econômicas. As oficinas se estenderão por todo o mês de agosto nos diversos setores. " destaca Adélia Pinheiro.
A importância 

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento de planejamento e gestão que, a partir da identidade e contexto da instituição, estabelece a visão de futuro, com objetivos, metas, estratégias e indicadores de curto e médio prazos.
É através do PDI que a UESC planeja e projeta o seu futuro, constituindo-se em um norteador das políticas, ações e decisões estratégicas dos Conselhos, dos dirigentes e de unidades que compõem a Universidade.
"O segundo semestre de 2014 será um momento rico e valoroso para toda a comunidade acadêmica da UESC. Ao final do processo o material produzido será submetido à deliberação do CONSU. Assim, faço um convite a toda a comunidade acadêmica para participar e contribuir no processo de construção do futuro da nossa Universidade!" ressalta a reitora da UESC, Adélia Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário