quinta-feira, 24 de julho de 2014

Secretaria de Saúde oferece teste gratuito de Hepatite B e C em Ilhéus

A atividade vai ocorrer, na próxima segunda-feira, dia 28, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no antigo prédio da SESP, localizado na Avenida Canavieiras, nº 293, em horário integral. O resultado do exame fica pronto em 30 minutos.
Em atenção ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, na próxima segunda-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) convoca a população de Ilhéus para realizar, gratuitamente, o teste rápido de Hepatite B e C. A atividade vai ocorrer no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – antigo prédio da SESP – localizado na Avenida Canavieiras, nº 293, nos turnos matutino e vespertino. Segundo o secretário Antônio Ocké, o resultado do exame fica pronto em 30 minutos. “Todas as pessoas entre 19 e 49 anos de idade devem procurar se vacinar contra a Hepatite B, lembrando que a vacina e o uso do preservativo nas relações sexuais, são formas de prevenção da doença”, afirmou.
As hepatites virais são graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Os agentes causadores são os chamados vírus hepatotrópicos, sendo os mais frequentes os A, B, C, D e E. Esses agentes infectam diretamente as células do fígado (hepáticas), através de diferentes formas de transmissão, podendo causar vários sintomas na pessoa contaminada.
Quanto às formas de transmissão, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos: o de transmissão fecal-oral (vírus A e E) tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico e higiene pessoal, da água e dos alimentos; e o segundo grupo ( vírus B, C e D) possui via de transmissão através de sangue contaminado, do sexo desprotegido e da mãe para o filho, assim como por diversos mecanismos, a exemplo do compartilhamento de material contaminado, seja para uso de drogas ( seringas, agulhas e canudos), seja para higiene pessoal (alicates de unha, barbeadores, escovas de dentes), ou na colocação de tatuagens e piercings, entre outras.
O controle das hepatites virais tem grande importância pelo número de pessoas infectadas e pela possibilidade de complicações, como o desenvolvimento de cirrose hepática e hepatocarcinoma, com o passar dos anos. A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C, e que há cerca de dois a três milhões de brasileiros contaminados. A maioria das pessoas desconhece seu diagnóstico, agravando ainda mais a cadeia de transmissão da infecção.
Uma das estratégias que o Ministério da Saúde lançou mão para resolver essa situação, foi a ampliação da testagem sorológica, com descentralização do teste rápido para Hepatite B e C para as unidades de saúde. O exame também proporciona a detecção precoce de portadores silenciosos, permitindo o acesso às medidas para a manutenção da saúde dos possíveis casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário