segunda-feira, 30 de junho de 2014

Setor hoteleiro continua sendo um dos que mais oferecem oportunidades de empregos


Experiência no currículo é vantagem para quem quer o primeiro emprego
Mesmo com sazonalidade do setor hoteleiro, que faz com que a movimentação dos turistas seja variada ao longo dos períodos de alta e baixa temporada, as oportunidades de emprego acontecem durante o ano inteiro.
Além de conseguir movimentar a economia local, abrir oportunidade para quem busca o primeiro emprego é um importante diferencial, já que não é uma procura muito simples. Muitas empresas não dão essa chance, por conta da inexperiência dos mais jovens. “Os hotéis sempre contratam pessoas que buscam o primeiro emprego, para determinados setores”, comenta Priscila Valverde, assistente do setor de Recursos Humanos dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, em Ilhéus, uma das principais cidades componentes da Costa do Cacau.
De acordo com ela, a procura maior acontece nos períodos de alta temporada, já que a demanda de trabalho aumenta, sendo o setor hoteleiro considerado como uma potencialidade na oferta de empregos para a região. “No caso dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, na hora da escolha de novos empregados, normalmente os currículos dos candidatos são enviados diretamente ao setor de Recursos Humanos ou através de indicações de agências especializadas no assunto”, comenta Priscila. E complementa: “em alguns casos utilizamos currículos enviados ao e-mail dos hotéis ou através de agências como a Scagem ou a GPS”, explica.
Em relação à forma que essas contratações contribuem para o desenvolvimento do setor, Priscila faz uma observação: “a alta rotatividade não é boa nem para o Hotel nem para a cidade, pois quando contratamos um novo colaborador temos que adequá-lo a nossa equipe e isso pode levar algum tempo. A rotatividade pode comprometer o serviço prestado”, acrescenta.
Ainda de acordo com Priscila, não é somente ter muitos cursos no histórico, mas também a experiência conta. “Não precisa necessariamente ter um curso, o que mais prevalece em uma contratação é a experiência do colaborador na área, mas é importante possuir cursos profissionalizantes sim”, afirma.
Valorizar iniciantes é muito importante, já que todos devem começar a partir do trabalho em algum lugar. A dica é ficar de olhos abertos para as vagas que podem surgir. “Para isso basta entrar em contato, enviando seu curriculum para o setor responsável, no caso o RH:rh@praiadosol.com.br ou rh@aldeiadapraia.com.br”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário