quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pronatec abre 200 vagas para novos cursos

Na próxima segunda-feira, dia 9, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), instrumento criado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, abrirá inscrições para sete cursos. As qualificações terão duração de três meses e serão realizadas no período da noite, na Escola Heitor Dias, situada na Avenida Canavieiras. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, Conquista, no horário das 8 às 13 horas, portando os documentos originais de identificação (RG e CPF), comprovante de escolaridade e comprovante de residência. De acordo com a coordenação do Pronatec, que reservou 200 vagas para os novos cursos, é necessário também que o candidato possua conta corrente na Caixa Econômica Federal.
Inglês Básico, Espanhol Básico, Cuidador de Idosos, Almoxarife de Obras, Inglês Intermediário, Merendeira e Espanhol Intermediário são os cursos ofertados. Os alunos receberão uma bolsa-auxílio de R$ 10,00 diários para despesas com transporte e lanche, valor entregue a cada 15 dias para o aluno que frequenta assiduamente as aulas. Segundo Pronatec, é muito importante que o aluno compareça às aulas e tenha afinidade com o curso pretendido.
Instituído pela Lei Federal 12.513/11, o Pronatec tem como meta oferecer oito milhões de vagas, com prioridade para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais. O órgão também visa incluir famílias de baixa renda e pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que se encontram em situação de Seguro-Desemprego. Desde janeiro de 2012, quase 2.000 matrículas foram realizadas no município. Para o titular da pasta, Jamil Ocké, “esse número de matrículas é gratificante, pois mostra que muitas pessoas têm interesse em aprender uma profissão”.
Os cursos de qualificação profissional são oferecidos para pessoas a partir dos 16 anos e que, de preferência, estejam escritas no Cadastro Único do Governo Federal. Custeados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos do Pronatec são ministrados por instituições de renomada qualidade técnica, como o Instituto Federal da Bahia (IBA) e o Sistema “S”, conjunto de instituições que compreende o Senai, Senac, Senar, Sesc, Sesi, Senat, Sest, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário