terça-feira, 10 de junho de 2014

Prefeito autoriza reforma da Praça São João Batista no Pontal



O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, acompanhado do diretor do grupo André Guimarães, Denis Guimarães, assinou, na tarde da sexta-feira, dia 6, a ordem de serviço para a reforma da Praça São João Batista, no Pontal. A solenidade ocorreu na própria praça, com a participação de moradores, integrantes do Movimento Pontalense de Cidadania, os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, Educação, Marlúcia Rocha, e de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas. Também estiveram presentes no ato, o gerente local da Embasa, José Lavigne, a arquiteta Simone Flores, e a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, entre outros.
Jabes Ribeiro afirmou que a parceria entre o poder público e a empresa privada traz para o município uma oportunidade de melhorar os espaços urbanos, fomentando os setores econômico, cultural e turístico. “É de grande importância para a nossa cidade, o que estamos presenciando hoje, a união de um grupo como o André Guimarães ao poder Executivo. Isso traz um lucro social muito grande, beneficiando a todos, especialmente aos moradores e comerciantes aqui do Pontal”, ressaltou.
Saneamento – “Com o projeto Pontal Criativo, o bairro dá um grande exemplo do poder da interação social, o que deve ser seguido por outras comunidades, pois quando a mesma se reúne ela quebra paradigmas”, observou o prefeito. Na ocasião, o Chefe do Executivo ressaltou que, segundo informações da Embasa, o projeto de saneamento básico da Bacia do Pontal está na fase conclusiva. Além disso, membros do movimento Pontalense de Cidadania entregaram um memorial ao prefeito, destacando a importância do projeto de esgotamento sanitário da região.
A parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a recuperação da praça, atende ao previsto no Termo de Adoção de Praças, nº 001/2013, segundo a Lei Municipal 3.033 de 2007. De acordo com Denis Guimarães, “a reforma começará na próxima semana, e será concluída em um prazo de noventa dias”. O projeto arquitetônico inclui a restauração de toda estrutura da praça, incluindo bancos e quadra; será realizada nova pintura e novo paisagismo, promovendo aos ilheenses e turistas uma área de lazer mais agradável. Conforme observou Guimarães, com a praça onde todos possam aproveitar da área e até mesmo vir a fortalecer o Portal Criativo, que desde quando formado, utiliza-se do largo.
Para o representante do Movimento Pontalense de Cidadania, José Henrique Santos Abobreira, essa parceria é muito produtiva. “A parceria entre empresas e governo trará para o município uma nova maneira de fomentar o crescimento econômico e social, já que também poderá atrair turista e até mesmo empresas novas como incentivadora do desenvolvimento”, atestou Abobreira. O evento contou também com a palestra de Socorro Mendonça, que falou sobre a Campanha “Salve a Baía do Pontal” e projeto de saneamento da zona sul, assim como a importância de tratar suas nascentes e o desenvolvimento econômico que possa aflorar após uma séria revitalização dos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário