quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ato no Rio fecha acesso ao Galeão. São Paulo também terá protestos



Aeroviários em greve protestam perto de vias que levam ao Aeroporto Internacional do Rio. Na capital paulista, grupo quer marchar até o Itaquerão
Os aeroviários em greve no Rio de Janeiro fecham nesta quinta-feira o acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. De acordo com informações do jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, o grupo interdita parte da Avenida 20 de Janeiro, na Ilha do Governador, provocando engarrafamento na região. A manifestação é integrada ainda por membros do Movimento Nacional da Luta por Moradia. Além do Rio de Janeiro, pelo menos outras quatro cidades-sede da Copa do Mundo têm protestos agendados nesta quinta: Recife, Fortaleza, Brasília e São Paulo, que sediará a abertura do evento.
Os aeroviários que trabalham nos três aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá) decretaram uma paralisação de 24 horas a partir da 0h desta quinta-feira. Eles querem reajuste salarial que varia de 5,58% a 12%, dependendo da categoria, entre outros benefícios. A paralisação foi decidida pelo Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro, que reúne emissores de passagens aéreas, agentes de carga e agentes operacionais de rampa. Por ora, a greve não afeta a vida dos passageiros que conseguem chegar ao aeroporto.
São Paulo – A sede da abertura da Copa enfrenta nesta quinta ao menos quatro manifestações. O "Grande Ato 12 de Junho Não Vai ter Copa" foi organizado por seis coletivos e está marcado para as 10 horas, em frente à estação Carrão da linha 3-Vermelha do metrô, na Zona Leste de São Paulo. Os manifestantes devem traçar um percurso de onze quilômetros, até chegar ao Itaquerão, palco da abertura do Mundial. Caso a passeata ocorra de fato, a principal via de acesso ao estádio, a Radial Leste, sofrerá com o congestionamento no período em que o deslocamento de carros e ônibus para o local promete ser mais intenso.
Já o grupo Comitê Popular da Copa de São Paulo, que promoveu o ato "Dia Internacional de Lutas Contra a Copa" na Avenida Paulista em 15 de maio, marcou outro ato para a abertura da Copa, o "Manifesta Junina". Será realizado na Ocupação Mauá, na Luz, Região Central da cidade.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) organizaram uma manifestação na invasão apelidada de Copa do Povo, nos arredores do Itaquerão, estádio que receberá a partida entre Brasil e Croácia. O grupo, contudo, não pretende marchar em direção ao estádio, e fará apenas jogos entre times de categorias trabalhistas.
Já os metroviários, que paralisaram a capital durante cinco dias, desistiram de retomar a greve em assembleia realizada na noite desta quarta-feira. A categoria organizou um protesto em frente à sede do sindicato, no Tatuapé, também na Zola Leste da capital, a partir das 10 horas.
Mais protestos – No Rio de Janeiro estão agendadas ainda outras duas manifestações: uma às 15 horas em Copacabana e outras às 19 horas, na Cinelândia. Em Fortaleza, a manifestação está agendada para as 14 horas, na Feirinha da Beira-Mar. No mesmo horário ocorrerá o protesto no Recife. Em Brasília, a manifestação ocorrerá às 10 horas, em frente à Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário