quinta-feira, 12 de junho de 2014

Antibiótico: Primeira Dose Imediata

 Antibiótico: Primeira Dose Imediata
Dentre as suas várias ações a Pastoral da Criança tem uma campanha permanente chamada “Antibiótico, primeira dose imediata”, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de ministrar a primeira dose de antibiótico nas unidades básica de saúde logo após a consulta, em especial, nos casos de crianças com suspeita de pneumonia. “Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil é a cura” é a mensagem da Campanha que está fazendo uma grande mobilização da sociedade, com voluntários e articuladores da Pastoral da Criança nos conselhos municipais de saúde de todo o país. Através de diversos materiais (cartazes, banners, vídeos, programas de rádio, entre outros), elaborados para conscientizar a população sobre a importância da administração do antibiótico em casos de infecções respiratórias agudas, aqui você ficará sabendo mais detalhes sobre essa Campanha que está ajudando a salvar muitas vidas, especialmente com relação à pneumonia, uma das principais causas de morte de crianças até 1 ano.
Médicos e profissionais de enfermagem devem garantir que a primeira dose de antibiótico seja dada ainda no posto de saúde e instruir os pais a darem todas as doses corretamente em casa.
A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Por isso quando a criança apresentar algum sinal de infecção respiratória, a mãe, pai ou familiar deve ser orientado para que:
leve ao médico o mais rápido possível;
continue a amamentar;
dê os medicamentos na dose, nos horários e pelo tempo recomendado pelo médico;
volte ao serviço de saúde no dia marcado ou a qualquer momento, se o bebê não apresentar melhora ou piorar.
Ministério da Saúde orienta que primeira dose é imediata!
Assista aos vídeos:
Uma criança com suspeita de pneumonia, com a indicação médica de antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde (Programa AIDPI – Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, 2003).
A atenção à saúde da criança menor de 2 meses de idade requer a assistência adequada e no tempo oportuno. Na edição lançada em 2012 do Manual AIDPI NEONATAL, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde orientam sobre o uso da primeira dose imediata do Antibiotico nos casos de infecções de crianças menores de 2 meses.
Além de disponibilizar uma nota técnica, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, que descreve os direitos e deveres dos usuários da saúde, e orienta para o tratamento no tempo certo. No caso do Antibiótico para criança com Pneumonia o tempo certo é logo depois do diagnóstico médico, na própria Unidade Básica de Saúde. No Caderno da Atenção Básica nº 28: "Acolhimento à demanda espontânea", pagina 56, está a lista de medicamentos que devem estar à disposição nas Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família/postos de saúde utilizados para o atendimento às urgências clínica. Dentre estes medicamentos destaca-se os Antibióticos (para administrar a primeira dose na própria UBS nos casos de pneumonia em crianças).
A Portaria define no Art. 3º que:
"Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde.
Parágrafo único. É direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento, para isso deve ser assegurado:
I - atendimento ágil, com tecnologia apropriada, por equipe multiprofissional capacitada e com condições adequadas de atendimento;"
Todos os documentos estão disponíveis na Internet, endereço www.rebidia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário