quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aeroporto internacional vai dinamizar economia e cultura de Ilhéus

Ilhéus ganha um novo fator para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural do município. O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assinou em Brasília, semana passada, convênio de delegação com o Governo da Bahia, que prevê a construção, ampliação, reforma, administração, operação, manutenção e exploração econômica do novo Aeroporto Internacional de Ilhéus. Para o prefeito Jabes Ribeiro este foi mais um passo importante para a reestruturação do município ao lado de outros empreendimentos como a nova ponte centro-zona sul, cujas obras estão em andamento, o Complexo Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, e o novo Hospital Regional.
Na ocasião, também foi assinada portaria transferindo, da Infraero para o governo baiano, a gestão do empreendimento. “Estivemos com o ministro Moreira Franco, no início do ano, em Brasília, quando conversamos sobre a necessidade de acelerar os procedimentos e avançar nas providências para que Ilhéus ganhe o seu aeroporto internacional. Fiquei feliz, com a notícia de que o governo federal autorizou a construção do equipamento na BR 415, rodovia Ilhéus-Itabuna, ao governo Estadual”, declarou o prefeito.
Conforme Ribeiro, a assinatura do convênio ocorre em um momento importante, quando o município está recebendo uma série de investimentos, tanto governamental quanto da iniciativa privada. “Isso representa uma nova etapa na história de Ilhéus, de crescimento e competitividade em diversos ramos, a exemplo dos segmentos imobiliário, turístico, o comércio, na geração de mais emprego e ampliação de renda para a população. Sabemos que o aeroporto é um estímulo ao polo de informática, ao turismo e aos demais setores da economia. Vamos acompanhar esse novo investimento que se soma a outros ganhos importantes para nossa gente”, acrescentou o prefeito. 
Licitação – Segundo o chefe de gabinete da Casa Civil em exercício, Bruno Dauster Dauster, que representou o governador Jaques Wagner na assinatura do convênio, o próximo passo é licitação da obra. "O processo licitatório acontecerá sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e a previsão é de que seja realizado ainda este ano", informou. O governador Jaques Wagner comentou que a concessão da gestão é essencial para o fortalecimento da aviação civil e o turismo na região sul do estado, ao esclarecer que a delegação foi um pedido do governo baiano para agilizar a obra.
Com um investimento orçado em aproximadamente R$ 220 milhões, o Aeroporto Internacional de Ilhéus prevê a construção, inicialmente, de duas pistas de três mil metros cada, pistas de taxiamento e um terminal de passageiros. As obras devem ser iniciadas entre o final deste ano e o início de 2015, com prazo de conclusão em 30 meses. O novo aeroporto será construído em área de 979 hectares, entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na margem direita da BR-415, a Rodovia Jorge Amado, que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário