sexta-feira, 16 de maio de 2014

Saúde intensifica combate à dengue em Ilhéus

A Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) está intensificando o trabalho de combate à proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, nos quarteirões mais infestados. Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Patrycia Dickie, no último Levantamento do Índice de Dengue (LI), concluído em 12 de maio foram apontados 227 casos suspeitos em toda a cidade, com destaque para os bairros Teotônio Vilela, com 24 registros; Malhado, com 22; Centro, 21; Nelson Costa, 15; Conquista, com 14 e Iguape, com 11.
Além das equipes que trabalham visitando os locais com maior índice de infestação, com a realização de limpeza em pontos estratégicos, com a utilização de larvicidas, também vem sendo colocado em prática um outro trabalho voltado para incentivar os moradores a colaborar na eliminação das larvas. “E isso vem sendo feito através de palestras em escolas, igrejas, associações comunitárias, assim como a distribuição de panfletos, e visitas aos depósitos de sucatas, construção civil e cemitérios”, afirmou Patrycia Dickie.
Neste sentido, a coordenadora volta a alertar a população para os cuidados que devem ser tomados em suas residências, como manter o quintal sempre limpo, sem garrafas ou pneus acumulando água de chuva, e, principalmente, em reservatórios descobertos, que são os mais procurados pelos mosquitos Aedes Aegypti para se proliferarem. “Essa atenção é importante, e deve ser feita todos os dias, seguindo as orientações fornecidas pelos nossos agentes de endemias, pois só assim obteremos os resultados esperados”, completou.
Apoio – Para garantir os serviços de assistência aos ilheenses e aos moradores dos municípios que pactuaram serviços de saúde, quem apresentar sintomas da doença deve se dirigir ao Pronto Atendimento da Dengue (PA da Dengue), que funciona no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), na Rua Major Homem Del’Rey, Bairro Cidade Nova, próximo ao Hospital São Jorge. Lá, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, devendo o paciente estar portando o Registro Geral (documento de identidade) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).



Nenhum comentário:

Postar um comentário