segunda-feira, 26 de maio de 2014

Reitora da UESC integra comitiva da ABRUEM na França

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Maria Carvalho Pinheiro integra a comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, a França. As missões internacionais de reitores são realizadas anualmente a um país diferente e têm o objetivo de firmar parcerias e convênios com instituições de ensino superior dos países visitado, desta vez da França. 
O país é conhecido por manter o ensino superior essencialmente público, abrindo oportunidades de acordos de cooperação, em diversas áreas do conhecimento. Existem hoje vários programas de bolsas para mobilidade acadêmica na França. A reitora integrará uma comitiva da Associação Brasileira das Universidade Estaduais e Municipais (ABRUEM).
As atividades terão início nesta segunda (26), com um encontro dos reitores brasileiros com dirigentes da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris. Ainda na capital francesa a comitiva deverá manter contatos com professores e representantes do Campus France, e com o Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP).
Na quarta-feira (28), os brasileiros cumprem agenda no Ministério das Relações Exteriores da França. Neste mesmo dia, os reitores deverão ser recebidos em reunião de trabalho no Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa (MENESR); Ministério da Agricultura do Agroalimentar e da Floresta (MAAF), Conferência dos Presidentes de Universidades (CPU) e Conferência dos Diretores das Escolas Francesas de Engenheiros (CDEFI).
Ainda na quarta-feira, a comitiva da ABRUEM tem encontro agendado com professores e dirigentes da Escola Superior de Ensino e da Educação (ESPE), da Universidade Paris-Sorbonne. A agenda de visitas e contatos termina no dia 6 de junho, com um encontro com professores do Instituto Politécnico da Universidade de Bordeaux. Na sequência, os reitores se reúnem com estudantes brasileiros. O último compromisso da comitiva está agendado para o dia 6 de junho, à noite, com representantes da Embaixada da França, ainda em Bordeaux. A visita prossegue até o dia 07 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário