terça-feira, 27 de maio de 2014

Reitora da UESC e comitiva da ABRUEM conhecem Sorbonne

No primeiro dia de atividades da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC,Adélia Pinheiro, na viagem internacional da Comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM na França (ontem 26 de maio), ocorreu a visita à Universidade Pierre & Marie Curie – Universidade de Sorbonne (UPMC). 
A comitiva brasileira foi recebida pela vice­presidente de Relações Internacionais da UPMC, Dra. Danièle Seilhean responsável por apresentar a instituição e as variadas formas de mobilidade estudantil, em especial para alunos de Medicina, sendo que a universidade está mais voltada para as áreas de ciências e medicina.
A Dra. Seilhean explicou o funcionamento da graduação em medicina, os internatos em hospitais públicos da região de Paris e o sistema de residências na França. A UPMC faz exigências de conhecimento pleno (nível B2) do idioma francês para alunos de intercâmbio. A Sra. Delphine Tessier, Coordenadora de Projetos da UPMC ­ Universidade de Sorbonne, apresentou os projetos e programas desenvolvidos naquela Universidade.
O presidente da Abruem e Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando Araújo Calado, apresentou o vídeo institucional da Associação, com o objetivo de demonstrar o potencial das universidades estaduais e municipais públicas brasileiras, e as possibilidades de relacionamento com a UPMC. Após a reunião, os reitores presentes aproveitaram para ver maiores detalhes acerca das suas áreas de interesse para a mobilidade.
A reitora da UESC e presidente eleita da ABRUEM, Adélia Pinheiro, destaca a importância da sua participação na comitiva, para a UESC e para a Bahia. Ela ressalta o objetivo de firmar parcerias e convênios com instituições de ensino superior voltadas para os discentes em várias áreas de conhecimento .
UPMC - Sorbonne 
A Universidade de Paris- Sorbonne é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa. Foi uma das três universidades de Paris que herdaram o campus da Sorbonne, assim como seu nome, após a divisão ocorrida na Universidade de Paris em 1968. Alguns ex-alunos famosos da Universidade de Paris: São Tomás de Aquino, Honoré de Balzac, Jean Paul Sartre, Pierre Curie e Marie Curie, entre outros.
A Universidade de Paris já não existe como uma única universidade, pois em 1970, foi dividida em treze instituições independentes umas das outras. Uma das treze é a Universidade Pierre e Marie Currie (UPMC), com ensino voltado às áreas de Medicina, Matemática, Física e Geociências, e que recebeu a visita da comitiva da ABRUEM no primeiro dia de atividades.
A Viagem Internacional da Comitiva ABRUEM para a França prossegue até o dia 7 de junho e passará pelas cidades de Paris, Clermont­Ferrand, Toulouse e Bordeaux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário