quinta-feira, 22 de maio de 2014

Programa de Grão em Grão beneficia quase oito mil alunos em Ilhéus

Desenvolvido em parceria com a Fundação Cargill, o Programa de Grão em Grão encontra-se implantado em 24 escolas da rede municipal de ensino de Ilhéus (sede e zona rural), beneficiando quase oito mil estudantes, disseminando conceitos sobre a alimentação por meio do cultivo de hortas escolares. A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, afirma que, com a operacionalização do programa na sala de aula, através das atividades pedagógicas propostas, cria-se uma excelente oportunidade para intensificar o processo de aquisição de leitura e escrita dos alunos.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), Ana Angélica, informa que a Fundação Cargill dispõe de uma equipe de pedagogos que, anualmente, ministra a capacitação dos professores e das merendeiras das escolas contempladas pelo programa. Neste ano de 2014, prossegue Ana Angélica, a capacitação foi realizada no Hotel Jardim Atlântico, nos dias 13 e 14 de maio, por meio de uma dinâmica que movimentou professores e merendeiros em atividades teóricas e práticas. “Para beneficiar ainda mais alunos, professores e merendeiros, a fundação também oferece o material didático, que inclui livros, cadernos de atividades, cartazes e manuais com orientações”, afirma a diretora, salientando que o kit abrange, ainda, material de apoio para a implantação das hortas escolares, a exemplo de terra, sementes, ferramentas e adubo orgânico.
De acordo com Ana Angélica, as atividades de implantação e implementação das hortas escolares envolvem diretamente alunos e professores. Segundo ela, todos os produtos colhidos são utilizados nas cozinhas das escolas com o objetivo de garantir o enriquecimento nutricional da merenda escolar. “Com a aplicação das atividades pedagógicas propostas pelo Programa de Grão em Grão, além da produção do conhecimento sobre hortas e alimentação, conseguimos registrar uma melhora significativa no nível de leitura e escrita dos alunos”, diz. Na visão da diretora pedagógica da Seduc, com um formato que vai além dos limites do espaço escolar, privilegiando também a relação com a comunidade local, a iniciativa trabalha a conscientização sobre a importância da alimentação saudável.
Escolas – Atualmente, segundo informações da diretora pedagógica Ana Angélica, participam do Programa de Grão em Grão as seguintes escolas e entidades: Pequeno Davi, Vovô Isaac, Iguape, Nelson Oliveira, Centro Educativo Fé e Alegria, Osvaldo Ramos, Caic Darcy Ribeiro, Heitor Dias e Paulo Freire, além das nucleadas de Banco do Pedro, Sambaituba, Santo Antônio, Olivença, Aritaguá e Couto. Em 2014, além de prestar atendimento a quase oito mil alunos, o programa também trabalha com 60 merendeiros e 250 professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário