terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais de 10 toneladas de armas e veículos para uso na Copa chegam a Salvador



Não é para o povo, é contra o povo
Mais de 10 toneladas de equipamentos que vão ser usados durante a Copa do Mundo na Bahia pelas Forças Armadas foram descarregadas na manhã desta segunda-feira (19), na Base Naval de Aratu, em Salvador.
O material chegou no navio "Almirante Saboia" que partiu do Rio de Janeiro e passou por Recife, Natal e Fortaleza. São mais de 200 itens de armamentos indivisuais, explosivos e equipamentos de segurança, além de viaturas, jipes, motocicletas e cães farejadores. Tudo será levado em comboio para o 2º Distrito Naval, no Comércio. Na Bahia, a Força Nacional vai ser comandada pela Marinha e fará ações de defesa.
O comandante Flávio Almeida, capitão de corveta, explica que uma das atuações é na proteção de instalações estratégicas. "De energia elétrica e de comunicações, por exemplo, que são essenciais para o funcionamento dos jogos", explica.
Segurança
Ao todo, Salvador vai receber reforço de 2.300 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que vão atuar de modo integrado com órgãos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Tropas também serão enviadas para Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Mata de São João, que serão sedes da da Alemanha, Croácia e Suíça, respectivamente.
De acordo com o governo, as equipes vão atuar junto às Polícias Militar, Civil, Rodoviárias, além da Guarda Municipal, órgãos de trânsito e Defesa Civil. Eles vão exercer funções como controle do espaço aéreo e monitoramento terrestre, patrulhamento contra ameaças químicas, biológicas e nuclear, ações antiterroristas, monitoramento de fronteiras e segurança cibernética.
As Forças Armadas têm como alvos as estruturas e as áreas diretamente ligadas ao mundial de futebol como o entorno da Arena Fonte Nova, os centros de treinamento das seleções, as Fans Fests, a rede hoteleira, os locais de exibição de jogos e pontos turísticos em Salvador e interior da Bahia. Também será formada "Força de Contingência" com militares que não estarão nas ruas, mas que podem ser acionadas por ordem do governador ou da Presidência da República.
Armas não-letais
A Bahia é um dos cinco estados que mais compraram armas não letais desde junho de 2013 para uso da Polícia Militar. Estão na lista ainda Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, de acordo com dados do Exército, que faz a liberação de compra.
Segundo o coronel Camargo, o material adquirido pelos estados mostra como as tropas de choque devem atuar na contenção de "distúrbios civis" durante a Copa – nome que a polícia dá ao controle de multidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário