sexta-feira, 30 de maio de 2014

IV Festival de Cinema Baiano começa nesse domingo em Ilhéus



O foco do festival, que tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), é representar a cinematografia baiana, através de debates e exibição da produção audiovisual local.
O IV Festival de Cinema Baiano (Feciba) com o tema “A revolução vem do interior”, tem início neste domingo, dia 1º de junho, e se estende até o próximo sábado, dia 7, no Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes. O foco do festival, que tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura, (Secult), é representar a cinematografia baiana, através de debates e exibição da produção audiovisual local.
Em sua quarta edição, o Feciba preparou três atividades de formação e negócios na área do audiovisual: Oficinas, Workshop e Rede de Negócios. As três oficinas são: Trilha sonora, com David Tygel, realizada no Cine Santa Clara; Figurino, com Joana Gatis, e Continuidade, com Inajara Diz, que acontecerão na sede da Secult (Rua Jorge Amado, Número 21, Centro). Os eventos ocorrem simultaneamente entre os dias 2 e 4 de junho, sempre das 9 às 13 horas. O Workshop “Direito Autoral voltado para o Cinema” será ministrado por Clara Iglesias Keller no dia 7 de junho, das 9h às 10h30, no Cine Santa Clara.
A temática desta edição foi inspirada no contexto do cinema brasileiro na época da ditadura militar. Os realizadores do IV Feciba escolheram prestar homenagens a dois cineastas baianos tidos como revolucionários: Glauber Rocha e Olney São Paulo. Dois filmes de cada um dos premiados cineastas serão exibidos no evento.
O festival conta também com as Mostras Bahia Afora, Bahia Adentro, Sexualidades, Infantojuvenil, e Competitiva de Curtas, esta, com projeção de 14 obras fílmicas, selecionados, dentre 110 filmes inscritos, pelo trio de curadores formado por Henrique Filho, Marialva Monteiro e Victor Aziz. O Festival premiará o curta vencedor – que será escolhido por voto popular – com o troféu Feciba e com o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) em dinheiro.
Os votos do júri técnico definirão os filmes vencedores nas categorias Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, que levarão para casa o troféu Feciba; a obra ganhadora desta última categoria receberá, ainda, um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário