segunda-feira, 26 de maio de 2014

Especialistas discutem transformação do Palácio Paranaguá em Museu da Capitania de Ilhéus




A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou, na tarde de quinta-feira, dia 22, no auditório Sosígenes Costa, da Casa de Cultura Jorge Amado, reunião com museólogos de Salvador e do sul da Bahia com o objetivo de discutir a formatação do Palácio Paranaguá, atual sede do Poder Executivo, no Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Após o encontro, as museólogas Osvaldina Cesar e Fátima Soledade, conheceram as instalações do Paranaguá, acompanhadas pelo titular da Secult, Paulo Atto, e pela primeira dama do município, Adryana Ribeiro. 
Durante a reunião, os profissionais discutiram várias propostas para a criação do novo espaço cultural em Ilhéus, a exemplo da alternativa de locais para a realização de exposições temporárias e de multiuso, setores técnicos, administrativo e salas socioeducativas para debates com a comunidade. Os especialistas ressaltaram que a criação do museu será um ponto de referência para a cidade, uma vez que poderá ser palco de diversas manifestações artísticas, intelectuais e sociais. 
De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Atto, o projeto do prefeito Jabes Ribeiro é transformar o Palácio Paranaguá em um museu dentro de padrões modernos, com acervo iconográfico, onde o visitante poderá ‘passear’ ao longo da história do município. Com a possibilidade do Palácio Paranaguá funcionar como museu, a sede administrativa do governo ilheense deverá ser transferida para o bairro da Conquista, no prédio – atualmente abandonado – que foi sede da Coelba. Nesse sentido, o prefeito já autorizou a execução do processo de desapropriação
Na opinião das museólogas Fátima Soledade e Osvaldina Soares, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), o processo de criação do Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus deve ter a participação da sociedade, a fim de que o cidadãos possam contribuir com ideias, doação de acervos e no resgate e preservação da história do município. A reunião contou com as presenças de Janete Macedo Ruiz, coordenadora do Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Analeirde Menezes, coordenadora da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, historiadores de Ilhéus e representantes de entidades ligadas à cultura do município. 
História – O Palácio Paranaguá foi construído pelo intendente Domingos Adami de Sá e inaugurado em dezembro de 1907, para abrigar a Intendência (como se denominava, à época, o executivo municipal). De acordo com pesquisas, o prédio tem 1.060 metros quadrados de área construída, onde existiam ruínas de colégio dos jesuítas. O nome Palácio Paranaguá é uma homenagem ao presidente da Província da Bahia, João Lustosa da Cunha Paranaguá, Marquês de Paranaguá, que assinou em 1881, a lei que elevou a vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade. O prédio é um dos símbolos da riqueza que existiu no sul da Bahia, durante o período de ouro da cultura do cacau. Em estilo neoclássico, é considerado uma das mais belas construções do interior da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário