quarta-feira, 16 de abril de 2014

Seminário Florestas de Chocolate abre o Aleluia Ilhéus Festival

A palestra de abertura – Turismo e Sustentabilidade – será proferida pela consultora Alessandra Schneider, Mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB) e também pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária, na Espanha.
O Aleluia Ilhéus Festival 2014, maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, será aberto nesta quarta-feira, dia 16, com a segunda edição do Seminário Florestas de Chocolate, que acontecerá no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Com o tema central Sul da Bahia uma História de Sustentabilidade, o seminário se estenderá até quinta-feira, dia 17, com o objetivo de promover a integração do trade turístico da região com a cadeia produtiva do cacau e do chocolate gourmet, visando à qualificação do destino e a promoção do Chocolate Brasil. Logo após a solenidade, prevista para as 19 horas, com a presença de autoridades regionais e estaduais, a consultora Alessandra Schneider fará a palestra de abertura intitulada Turismo e Sustentabilidade.
Mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB) e também pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária, na Espanha, Alessandra Schneider é especialista em Ecologia e Turismo e Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação no Paraná e em Goiás, Alessandra idealizou produtos turísticos importantes, desenvolvendo operações de receptivos em oito estados do país. Membro do corpo técnico do Instituto Ecobrasil, a mestre presta consultoria em projetos públicos, privados e do terceiro setor, além daqueles ligados a atividades turísticas e ao desenvolvimento sustentável em geral.
Na quinta-feira, o público poderá conferir uma vasta programação. A partir das 9 horas, Volney Fernandes, da Organização de Conservação da Terra (OCT), ministrará palestra sobre a promoção do desenvolvimento local em bases sustentáveis (APA de Pratigi – Agroecoturismo no Baixo Sul da Bahia). Por volta das 10 horas, Weslen Moreira, da Bahiatursa, abordará o tema A Estrada do Chocolate – Integração do Turismo à Cadeia do Cacau. A última palestra da manhã – Turismo de observação de pássaros no sul da Bahia - será proferida a partir das 11 horas, por José Almir Jacomeli, da Soluções Ambientais.
Após o almoço, mais quatro temas: Pesquisa histórica-cultural indicação geográfica cacau Sul da Bahia, com Durval Libânio Mello, do Instituto Cabruca; Indicação geográfica cacau sul da Bahia, com técnicos da Ceplac; Regulamento de uso indicação geográfica cacau sul da Bahia, com Adriana Reis, do Instituto Cabruca; e apresentação da agenda tecnológica, com Gesil Sampaio, do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A segunda edição do Seminário Florestas de Chocolate é uma realização do Instituto Cabruca, dos organizadores do Aleluia Ilhéus Festival e da Prefeitura de Ilhéus. A relação de patrocinadores conta com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Bahiatursa, Sebrae, Harald Chocolates e Projeto Corredores Ecológicos, além de uma série de outros órgãos e entidades.
Aleluia Ilhéus Festival – O Aleluia Ilhéus Festival 2014, que acontecerá na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, se estenderá até a próxima segunda-feira, dia 21 de abril. Mais uma vez, o evento será marcado por shows, palestras, praça de alimentação e exposições de artes, produtos e negócios. Além do Festival Literarte, que será destinado à promoção de escritores regionais, e do Palácio das Artes, possibilitando a exposição do trabalho de artistas plásticos, o público contará com a Feira de Economia Criativa, reunindo 40 estandes em um espaço de 1.200 metros quadrados de área coberta.
Outro destaque do Aleluia Ilhéus é a programação de shows. Para o palco Saul Barbosa, montado ao lado da Catedral de São Sebastião, oito atrações estão confirmadas: quinta-feira, dia 17, a partir das 23 horas, o cantor Fábio Júnior; na sexta-feira, dia 18, a partir das 21 horas, Filarmônica Capitania dos Ilhéus e Márcio Tadeu; e no sábado 19, a partir das 22 horas, haverá show de Zélia Duncan e Thiago Correa. No domingo 20/04, a partir da meia-noite, o cantor Nando Reis sobre ao palco Saul Barbosa e na segunda-feira, dia 21, a partir das 21 horas, o público contará com o show gospel com cantores locais e André Valadão, ex-vocalista da Banda Diante do Trono.
Já no palco Reizinho, montado em frente ao Edifício São Jorge dos Ilhéus, estarão se apresentando Via de Acesso (dia 17, 21 horas); Chorinho Brasil (dia 18, 19 horas); Nozinho e Zabumbahia (dia 19, 20 horas); Quarteto de Cinco e O Quadro (dia 20, 21 horas); e, finalmente, Padre Cristo e Lordão (dia 21, 20 horas).
A boa música também estará presente na Feira de Economia Criativa, sempre a partir das 17 horas, com Xuxu, dia 17; Ricardo Maciel, dia 18; Duo Bem Te Vi, dia 19; Tinho Gomes, 20; e Márcia Alencar, dia 21. Além disso, o circuito do Aleluia Ilhéus Festival também será enriquecido com inúmeras expressões artísticas, que incluirão palhaços, malabaristas, cordel, stand up, slackline, esquetes teatrais e dança de rua e salão.
Patrocínios – A segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau. Como patrocinadores, secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Biofábrica de Cacau, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae, Solar Ambiental, Shopping Jequitibá e Ambev/Skol. O evento conta, ainda, com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional, EBDA, Bahiagás, TV Santa Cruz, Instituto Cabruca, Instituto Nossa Ilhéus, Ceplac e Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário