quinta-feira, 27 de março de 2014

O projeto visa elevar o padrão zoofitossanitário do estado e, consequentemente, melhorar a saúde humana e ambiental

Mais de mil alunos da 6ª série de 12 instituições de ensino do município de Barra do Choça serão beneficiados com o projeto Adab na Escola. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia orientou os professores com formação em ciências biológicas para multiplicar o assunto. O encontro aconteceu ontem (26) e continua nesta quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a participação da Vigilância Sanitária local.
Oprojeto tem como objetivo, por meio da educação sanitária, promover a mudança comportamental para elevar o padrão zoofitossanitário do estado e, consequentemente, melhorar a saúde humana e ambiental. Para isso, os profissionais daAdab abordaram as formas de atuação da agência e suas responsabilidades, bem como os cuidados e como agir diante da detecção de doenças e zoonoses das aves, das abelhas e dos bovinos, como a febre aftosa, a brucelose e a tuberculose.
Informações sobre as áreas de inspeção – Os professores receberam ainda informações sobre as áreas de inspeção de produtos cárneos e lácteos e sanidade vegetal, como o uso correto de agrotóxicos e a forma de descarte de embalagens vazias, a mosca-das-frutas, a mosca-negra-dos-citros, a sigatoka-negra e o moko-da-bananeira. A fiscalização do trânsito agropecuário também foi apresentada, já que serve para impedir que doenças e pragas entrem no estado.
Professora da Sala de Ciência do Centro Educacional, Maria das Graças Curcino afirma que não tinha o conhecimento do trabalho realizado pela Adab para impedir que pragas e doenças entrem na Bahia. “Está sendo muito proveitoso. Aprendi coisas que não tinha noção que existiam. Vou começar atuando dentro de casa e saio hoje com o compromisso de transmitir as informações adquiridas para todos da comunidade”.
Manual – A coordenadora do projeto, Maria das Graças Gusmão, entregou o Manual do Aluno, que será utilizado como ferramenta de apoio para os professores em salas de aula. “A orientação e a entrega do manual são o ponto de partida para o desenvolvimento da atividade, que será monitorada e tem duração de um ano letivo”.
Os professores de Livramento de Nossa Senhora serão contemplados, hoje (27) e nesta sexta-feira, concluindo a semana de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário