segunda-feira, 10 de março de 2014

Festividades de São José, padroeiro de Itabuna, começam hoje(10)

A comunidade cristã católica itabunense está mobilizada para iniciar na próxima segunda-feira, 10, o novenário em preparação à Festa de São José, padroeiro da Catedral, da Cidade e da Diocese de Itabuna. Este ano, atendendo à proposta de estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Estudos da CNBB 104 “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”), os fiéis leigos, membros de pastorais, movimentos e associações religiosas das 14 paróquias que integram o Vicariato Centro da Diocese, bem como representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, estão sendo convidados a refletir o tema “A Comunidade Paroquial é o Centro da Vivência Cristão”.
Para a noite de abertura do novenário, na segunda-feira (10), estão sendo convidados para a celebração eucarística, às 19 horas, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do bairro do mesmo nome, e a Paróquia do Senhor do Bomfim, do bairro Jardim Primavera. Também é esperada a participação da Comunidade Santa Cecília, do movimento do Terço dos Homens, coroinhas, da Pastoral do Dízimo, taxistas, motoqueiros e bancários.
Segundo o pároco da Catedral e coordenador geral da Festa de São José, Monsenhor Moizés de Souza, a expectativa é que até o dia 19 de março, milhares de fiéis, inclusive das outras 19 paróquias do interior da Diocese de Itabuna, acorram à Igreja-Mãe para participarem das festividades do padroeiro. 
“Por seu caráter diocesano, a Solenidade do Glorioso São José, tradicionalmente, costuma atrair fiéis de várias cidades do Sul da Bahia que, irmanados numa só fé e tendo o pai adotivo de Jesus como modelo de obediência e humildade, vêm celebrar louvores ao Deus Altíssimo, transformando Itabuna num centro de convergência da comunidade católica regional”, argumenta o Monsenhor. 
A programação da Festa de São José terá sequência na terça-feira, 11, com a 2ª noite do novenário para a qual estão sendo convidados a participar as paróquias de Santa Inês e de Nossa Senhora Aparecida, além das Associação das Senhoras de Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Cursilho de Cristandade, Apostolado da Oração, Caminho Neocatecumenal e Comunidade Canção Nova. A celebração cintará ainda com a presença da Escola Lua Nova, Escola Curumim, Escola Pio XII e Escola Carrossel. 
Dia de São José
No dia de São José, 19 de março, a programação terá início às 5h com alvorada festiva. Às 7 horas acontece a Missa Festiva, presidida pelo pároco da Catedral, Monsenhor Moizés. A Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom CeslauStanula, e que terá como pregador o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, está marcada para as 10 horas. Ao final da celebração, será entregue a Comenda de São José. À tarde, a partir das 14 horas, acontece a Missa de Romaria. Em seguida, sairá a Solene Procissão de São José. No encerramento, será ministrada a benção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário