segunda-feira, 10 de março de 2014

Cepedi/UESC realiza Workshop sobre Inovação e Empreendedorismo nesta terça-feira

Será realizado, no auditório do Cepedi, situado na Avenida Professor Milton Santos,(antiga Av. Petrobrás), nesta terça-feira(11) das 8h30min às 17h30min, o I Workshop da Inovação e Empreendedorismo. O evento é promovido pelo NIT-Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, Incubadora de Base Tecnológica de Ilhéus – INETI, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus-Cepedi e Sebrae.
"Este evento será uma oportunidade de realinhamento com antigas parcerias, contando com a participação de empresários, gestores de P & D de empresas da região, organismos governamentais da área de C, T & I, universidades, institutos de pesquisa e de órgãos de fomento, considerados referências nacionais no apoio ao empreendedorismo, inovação, capacitação profissional e geração de empregos. Durante o Workshop ocorrerá o lançamento do Edital para Incubação de Empreendimentos na Incubadora de Base Tecnológica de Ilhéus – INETI," afirma o professor/Dr. Gesil Sampaio Amarante II, coordenador do NIT/UESC.
O movimento brasileiro de incubadoras de empresas (centros que abrigam novos negócios tecnológicos ou inovadores), vem crescendo a uma taxa expressiva nos últimos anos, alcançando uma média superior a 25% ao ano. Isto coloca o Brasil como terceiro país do mundo em número de incubadoras, só atrás dos Estados Unidos e Coréia do Sul. "Levando-se em conta o levantamento do ano de 2012, as incubadoras brasileiras abrigam 2.640 empresas, geram cerca de 16.400 empregos e somam um faturamento anual de R$ 533 milhões. Adicionalmente, já foram graduados 2.509 empreendimentos – se tornaram negócios independentes – os quais faturam mais de R$ 4,1 bilhões por ano e mantêm 30 mil postos de trabalho. Com isso, é possível observar a expressiva contribuição das incubadoras para o desenvolvimento das diferentes regiões do país." frisa o professor.
"Como a inovação e o empreendedorismo são cada vez mais importantes na produtividade dos fatores de crescimento de um país, estimular estes conhecimentos é fundamental para que na Bahia possamos ter empreendedores qualificados. A realização do Workshop de Inovação e Empreendedorismo trará ações que serão discutidas para o fortalecimento da incubadora como instituição de apoio ao desenvolvimento econômico da região." conclui Gesil Sampaio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário