quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Secretário da Saúde de Itabuna apresenta avanços e metas para 2014

O secretário da Saúde de Itabuna, Plínio Adry, fez na noite de terça-feira, dia 4, uma palestra no Rotary Club Internacional para apresentar os desafios enfrentados pela administração municipal, os avanços alcançados com a nova gestão e as metas para o ano de 2014. O secretário relatou que foi com alegria que aceitou o grande desafio de retornar a Itabuna após 18 anos em Salvador e que seu maior objetivo é a recuperação da Rede de Atenção Básica.
“Encontrei a Atenção Básica desassistida e a gestão da Média e Alta entregue ao Estado. Itabuna atende hoje ao dobro da população que deveria atender. Temos 430 mil cartões de saúde cadastrados, mas o repasse das verbas é feito com base nos pouco mais de 200 mil habitantes, isso dificulta o trabalho” iniciou o secretário o relato da situação encontrada.
Para resolver o problema do excesso de cartões foi iniciado pela Secretaria da Saúde um recadastramento que vai identificar os usuários excedentes. Ainda sobre a reorganização da pasta, Plínio narrou que o primeiro trabalho como secretário foi a reestruturação do Conselho Municipal de Saúde. Em seguida o retorno da gestão plena e a reorganização dos contratos com os prestadores de serviço, que vão assinar em abril os contratos definitivos para atender a Itabuna e aos 162 municípios pactuados, de acordo com as necessidades identificadas.
O secretário explicou que o retorno da gestão plena se deu com R$ 2,3 milhões a menos no repasse que se refere ao Estado, mas há uma negociação com o Ministério da Saúde para recuperar esses valores e garantir mais investimentos. Falou da reforma das unidades de saúde como início da reestruturação da Atenção Básica. Atualmente há em recuperação 11 unidades e 12 estão sendo ampliadas com investimento de recursos próprios do município e do Ministério da Saúde e lembrou as melhorias no Hospital de Base e nos equipamentos da rede de odontologia.
A palestra foi muito bem recebida pelos rotarianos. Ao fim da reunião o presidente do Rotary Club, Luis Carlos Amaral, avaliou o momento como um abrilhantamento para a noite dos rotarianos, visto que a Saúde é um interesse de todos. “Sabemos que a gestão do prefeito Vane está arrumando a casa e que o secretário Plínio Adry é renomado e respeitado. Dessa maneira, esperamos e acreditamos que serão cumpridas todas as necessidades da comunidade. Temos que dar uma chance a quem quer trabalhar”, analisou.
Por sua vez, o vice- presidente do Rotary Club, Carlos Leahy, afirmou que a palestra foi uma ótima oportunidade para esclarecer detalhes da real situação do Município. “Os rotarianos terão outra visão do trabalho realizado no município. Foi muito esclarecedor. Esse recadastramento, por exemplo, é importantíssimo para a adequação das necessidades”, disse.
Metas
O secretário Plínio Adry adiantou que até o fim do ano deve passar a funcionar em Itabuna o SAMU Regional que atenderá a Macrorregião Sul, mantendo 12 unidades básicas de atendimento e quatro unidades avançadas. “Com O SAMU Regional vamos organizar a porta de entrada da urgência e emergência. Por meio de consórcio todas as cidades pactuadas vão investir recursos”, explicou.
O secretário Plínio Adry anunciou também a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), tipo 1 e 2, que ajudarão a reduzir a demanda nos hospitais de Itabuna. Também citou a construção de um CAPS-24 horas, um novo CAPS Infantil e duas casas de acolhimento para pacientes em tratamento, por meio de parceria com o programa Crack é possível vencer.
A secretaria municipal da Saúde pleiteia uma sede regional do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para Itabuna e vai realizar a mudança da parte administrativa da Saúde para o Centro Administrativo Firmino Alves, ficando o imóvel antigo para serviços de atendimento ao público. “Estamos trabalhando para que a Saúde de Itabuna volte a ser referência. Fortalecer o Município é o caminho. Temos uma equipe técnica espetacular na Secretaria da Saúde e vamos conseguir”, finalizou Plínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário