quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Entidades discutem atendimento de urgência e emergência nos hospitais de Ilhéus

O encontro ocorre na próxima segunda-feira, dia 21, com a participação de representantes dos hospitais e maternidade de Ilhéus e dos municípios que pactuaram serviços de saúde na rede local. A Prefeitura Municipal mantém o pagamento de contrato mensal para garantir o funcionamento do serviço 24 horas. 
Com a presença de representante do Ministério Público, será realizada uma reunião, na próxima sexta-feira, dia 21, às 9 horas, no auditório da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com o objetivo de discutir assuntos vinculados ao atendimento de urgência e emergência nos hospitais e maternidade de Ilhéus. De acordo com informação do secretário de Saúde do Município, José Antônio Ocké, o encontro contará com a presença de secretários de municípios da região que pactuaram serviços com a rede de saúde local.
A reunião foi proposta durante encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR), coordenada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Também estarão presentes representantes do Conselho Municipal de Saúde e da direção dos hospitais São José, São Jorge, Clínica Ortopédica e Cirúrgica de Ilhéus (Coci), Geral Luiz Viana Filho e da Maternidade Santa Helena. Conforme o secretário, os municípios que pactuaram serviços de saúde com Ilhéus são Canavieiras, Una, Itacaré, Uruçuca, Arataca, Mascote e Santa Luzia. 
O secretário José Antonio Ocké disse que a Prefeitura de Ilhéus vem mantendo o pagamento mensal da contratualização dos serviços de emergência nos hospitais da cidade, no sentido de garantir o atendimento aos pacientes de Ilhéus e dos visitantes através do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive nos fins de semana. Mesmo assim, ainda são frequentes as reclamações de setores da população sobre esses serviços.
Referências - Além de já ter reativado o funcionamento de cerca de 30 postos e centros de saúde da rede de atenção básica do município, Ocké afirma que a prefeitura paga o contrato mensal aos hospitais visando o atendimento de emergência, principalmente, para os setores mais necessitados da sociedade. Nesse sentido, ele explica que a referência para o atendimento emergência em pediatria é a Casa de Saúde São Jorge, localizada na Praça Barão de Rio Branco, no Bairro Cidade Nova, ao lado do Hospital de Ilhéus.
A referência em ortopedia é a Coci, situado na Rua Ipanema, no Bairro do Malhado. Na área de clínica geral, principalmente para adultos, a referência é o Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, cujo pronto socorro funciona no centro da cidade, na Ladeira da Vitória. O secretário salienta que a contratação dos serviços de emergência nos hospitais os obriga a manter plantão durante 24 horas.
Além da contratualização desses serviços, a população dispõe também do atendimento de urgência e emergência no Hospital Geral Luiz Viana Filho, da rede estadual de saúde, localizado na Avenida Brasil, no Bairro da Conquista. Vale salientar que tanto no Hospital Geral como nos hospitais São José e de Ilhéus há leitos para pacientes do SUS nas respectivas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário