quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Codeba prevê para este mês início da dragagem do Porto de Ilhéus

Nesta semana, os funcionários da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) participam de capacitação voltada para a educação ambiental. A obra representa investimento de cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios, cujo serviço irá influenciar no aumento da movimentação de cargas do terminal portuário.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) prevê para este mês, o inicio da dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus. Nesta semana, funcionários da empresa recebem capacitação com ênfase para a educação ambiental. A obra representa investimento de cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios, cujo serviço irá influenciar no aumento da movimentação de cargas do terminal portuário. Além disso, a companhia irá investir em ações preventivas e de monitoramento ambiental.
A necessidade da dragagem da manutenção justifica-se pelo deslocamento de sedimentos de sul para norte nesta região de Ilhéus, causando o acumulo de sedimentos da área (assoreamento). Em função disso, é necessária a realização de dragagens periódicas (de três a quatro anos), para manter a profundidade original do leito do Porto. 
De acordo com a Codeba, a área a ser dragada compreende o canal de acesso ao porto, que tem atualmente cerca de oito metros, para voltar à sua profundidade original em torno de 10 metros. Desta forma, a obra vai melhorar a acessibilidade de embarcações ao terminal portuário e ampliará a movimentação do volume de cargas, além de propiciar segurança às navegações. 
Ordem de serviço – No último mês de janeiro, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, presidiu a solenidade de assinatura da ordem de serviço, no Palácio Paranaguá, sede do governo de Ilhéus. O ato contou ainda com a presença do presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, do prefeito de ilhéus, Jabes Ribeiro, dos deputados federais Mário Negromonte (PP), Josias Gomes (PP) e Geraldo Simões (PT), o deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) e lideranças políticas e empresariais do sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário