sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ilhéus tem varias opções para o final de semana





O final de semana em Ilhéus está repleto de atividades de lazer e cultura. Uma das opções é um bom banho de mar. Segundo o último diagnóstico realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do governo da Bahia, no último dia 27, as praias da Barra de São Miguel, do Malhado, da Avenida, do Cristo, do Opaba, do Ceplus, dos Milionários, do Cururupe e de Olivença apresentam boas condições de balneabilidade. Apenas um trecho da Praia do Marciano (nas proximidades do Bar Litrão) e outro no Malhado (próximo à escultura da sereia), não estão adequados. A análise está disponível no site da Prefeitura Municipal (www.ilheus.ba.gov.br), no link ‘Litoral’, no ‘Espaço do Turista’.
Para proporcionar maior segurança aos banhistas, neste verão, a prefeitura ampliou o tempo de atuação o efetivo do Corpo de Salva-Vidas. Os 80 servidores estão atuando diariamente desde a última segunda-feira, dia 30, no período das 8 às 18 horas, nas praias do Cristo, Vietnã, Cururupe, Batuba e Cai N'água, e de 10 às 16 horas, nas demais. Os agentes de salvamento marítimo atuam em 34 postos, entre a praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na zona sul, abrangendo um trecho de 60 km de extensão. Ainda, o trabalho é realizado nas praias do Cristo, da Concha e da área próxima à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade.
Outras opções - Uma boa alternativa de lazer é a 21ª Feira de Verão Expoilhéus, que permanece instalada na Avenida Soares Lopes até dia 26 de janeiro, com atividades sempre a partir das 17 horas. A estrutura inclui stands de moda, decoração, artesanato, praça de alimentação, com som ao vivo, além de zona Wi-fi. Além disso, há várias opções de bares, restaurantes, e apresentações musicais de artistas locais em toda a cidade, além do show da banda de reggae Mato Seco, em Olivença. Na agenda cultural, o público pode apreciar lugares como o Museu do Mar e da Mata (Maramata), Casa de Cultura Jorge Amado, além dos casarões e monumentos do centro cidade que contam um pouco da história do município, lembrando as narrativas de Jorge Amado.
Cuidados – No verão, é importante observar alguns cuidados básicos, como o uso do filtro solar e a reaplicação a cada hora; beber bastante líquido para evitar desidratação; evitar ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar; se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar; não mergulhar em águas desconhecidas ou quebrando raso; não levar objetos quebráveis para a praia e, se encontrá-los, colocá-los nas cestas de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário