terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ocupação hoteleira de Ilhéus atinge 100% no Réveillon




Os principais emissores de turistas são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Salvador, além de visitantes das regiões oeste, sudoeste e norte da Bahia.
Ilhéus voltou a ser um destino procurado para as festas de final de ano por turistas do estado e do país. Segundo dados da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), os principais hotéis e pousadas já estão com 100% dos leitos ocupados. Os principais centros emissores são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, o Distrito Federal, além de Salvador e das regiões oeste, sudoeste e norte da Bahia.Para dar maior conforto aos ilheenses e turistas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) tomou algumas medidas que vão proporcionar maior fluidez no tráfego, uma vez que o número de veículos aumentou consideravelmente no município. O órgão ampliou o número de agentes que atuam no ordenamento do trânsito e ativou os semáforos apenas na cor amarela. Além disso, o serviço de transporte coletivo vai funcionar durante toda a madrugada do dia 1º de janeiro, inclusive com 20 ônibus a mais. Ainda, a Sedur fará operações especiais durante todo o verão para minimizar congestionamentos. 
Segundo o presidente da Atil, Marco Lessa, um comparativo entre a taxa de ocupação deste ano e do ano passado, mostra um avanço significativo na procura por Ilhéus como opção dos turistas para passar as festas de Réveillon. O presidente pontua que esta retomada do desenvolvimento do setor é resultado também do trabalho de manutenção da cidade. “No ano passado, neste mesmo período havia lixo acumulado, iluminação deficiente e nenhuma estrutura urbana que proporcionasse conforto aos turistas, nem mesmo aos moradores”, observa Marco Lessa.
Durante o ano, a Prefeitura de Ilhéus atuou intensamente para promover o reordenamento urbano, criando programas e projetos de intervenções em toda a infraestrutura da cidade. “O município já começa a perceber os resultados dos projetos como o Verão Limpo, a retomada dos serviços de tapa-buracos e de manutenção da iluminação pública, o ordenamento do trânsito, a regularização da coleta de lixo, e dos serviços de varrição e roçagem, que voltaram a ser rotina neste ano”, confirma o prefeito Jabes Ribeiro. “Vencemos vários desafios em 2013 e estamos iniciando 2014 com o pé direito, retomando nosso local de destaque no cenário turístico nacional e estadual”, afirma. 
Do mesmo modo, o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, afirma que as perspectivas para o verão de 2014 e para todo o ano são as melhores possíveis. O secretário acredita que a taxa de ocupação da rede hoteleira deve permanecer alta durante tudo mês de janeiro.
Kruschewsky ressalta que além dos serviços de manutenção realizados pela Sedur, o visitante vai encontrar uma infraestrutura turística mais apropriada, que inclui desde recuperação de equipamentos como a Central de Informações ao Turista e o Balneário de Tororomba, promovidos pela Secretaria de Turismo, quanto uma mão de obra mais qualificada, considerando os profissionais que foram capacitados para atuar na área pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido em Ilhéus através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário