terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Governo estadual assina protocolo para implantação da Estrada do Cacau e do Chocolate


O novo produto turístico do sul da Bahia foi destaque no 38º Fórum do Turismo da Bahia, promovido, em Salvador, pela Secretaria do Turismo da Bahia e pela Bahiatursa.
Durante o 38º Fórum do Turismo da Bahia, o governo do Estado e a Associação do Turismo de Ilhéus (Atil) assinaram protocolo para implantação da Estrada do Cacau e do Chocolate, na rodovia Ilhéus-Uruçuca. O evento ocorreu na última sexta-feira, dia 13, no salão Mãe Menininha do Gantois, no Centro de Convenções de Salvador, e contou com a presença dos prefeitos dos municípios limítrofes, Jabes Ribeiro e Fernanda Silva. “Esse é um novo produto que vai dinamizar ainda mais o turismo, contribuindo para a maior permanência dos visitantes na região sul, redução da sazonalidade e ampliação da renda e geração de mais emprego, a partir das nossas tradições e cultura”, ressaltou o prefeito Jabes Ribeiro.

O novo produto turístico do sul da Bahia foi destaque no evento, promovido pela Secretaria do Turismo da Bahia e pela Bahiatursa. Logo na entrada do salão havia um portal da Estrada do Cacau e do Chocolate. “Entramos em sintonia com a agenda positiva da região cacaueira; deixamos a crise de lado para cuidarmos de avanços, do cacau ao chocolate”, ressaltou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, que na ocasião, pontou outros avanços obtidos no setor, nos últimos anos. 
Participaram da solenidade a senadora Lídice da Mata (PSB) e o deputado Cacá Leão (PP). Representando a região cacaueira estavam o presidente do Convention Bureau Costa do Cacau, Luigi Massa, o diretor geral da Biofábrica, Henrique Almeida, o membro da Associação dos Produtores de Cacau, Guilherme Galvão, o Presidente do Sintepav, Bebeto Galvão, e o secretário de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky.
Projeto – Durante o evento, o presidente a Atil, Marco Lessa, fez a apresentação do projeto. O novo produto turístico oferecerá muita história, riqueza natural e arquitetônica, gastronomia local, especialmente as guloseimas produzidas com o cacau. O visitante vai conhecer detalhes da lavoura cacaueira, incluindo aspectos que vão desde a plantação à transformação do fruto em chocolate, móveis e objetos coloniais, como uma espada que pertenceu a Dom Pedro II e uma carta Papal.
De acordo com o projeto, serão instalados dois portais indicando as extremidades da estrada (no Distrito Industrial de Ilhéus e no entroncamento da BR 101, em Uruçuca) e placas de sinalização em todo o percurso, além da implantação de um quiosque de informações turísticas. Os recursos também serão aplicados na capacitação dos trabalhadores da região para o receptivo turístico e na execução de ações promocionais do roteiro nos principais fóruns do setor em todo o país.
A estrada será gerida por um comitê formado por representantes dos governos do Estado e dos municípios limítrofes, da Atil e do Convention Bureau. De acordo com Marco Lessa, a Estrada do Cacau e do Chocolate pode se transformar em um produto de padrão internacional e já surge com a perspectiva do turismo sustentável. Embora a previsão é que a formatação do trajeto esteja concluída em julho próximo, já é possível fazer o percurso a partir deste mês de janeiro, através das operadoras.
Ao longo da Estrada do Cacau e do Chocolate, os visitantes encontrarão seis fazendas formatadas para o receptivo e durante o percurso será possível sentir o aroma do chocolate produzido por empresas instaladas no local. Os turistas também poderão ficar hospedados na própria estrada. A Fazenda Mucambo, situada no trajeto, será transformada em um hotel com 16 suítes.Aleluia Ilhéus Festival – Outro produto turístico referido no fórum foi o Aleluia Ilhéus Festival. O enfoque nas artes múltiplas, negócios e na economia criativa fizeram o evento ser considerado inovador, de sucesso e único no período, conforme disse o diretor da Bahiatursa, Weslen Moreira. No anúncio do calendário da Bahiatursa para 2014, o Aleluia Ilhéus Festival foi garantido sob aplausos, mais uma vez, fortalecendo a oportunidade para o setor turístico de Ilhéus e Costa do Cacau, com o período da Semana Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário