quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Programação da Tenda TPI integra atividades do Novembro Negro

ORQUESTRA DO TERREIRO MATAMBA


A programação da Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) se une ao Novembro Negro, série de atividades com atrações, eventos e espaços diversos, em comemoração ao mês da Consciência Negra. A abertura será nesta sexta-feira (1º) com o espetáculo musical Ingomas, da Orquestra de Tambores do Terreiro Matamba Tombenci Neto. A apresentação começa às 20 e terá a participação especial de Mãe Hilsa Mukalê. A entrada será gratuita.
A sátira em cordel O Inspetor Geral – sai o prefeito, entra o vice será apresentada neste sábado (02), às 20 horas, na Tenda TPI. Nos dias 15 e 16, estará em cartaz a comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, às 20 horas. E, entre os dias 19 e 23, a ópera afro-rock 1789, às 19 horas. As peças são do repertório do Teatro Popular de Ilhéus. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI.
Na área musical, a Banda Afro Dilazenze se apresenta no dia 09, às 20 horas, na Tenda TPI. E no dia 20, será realizado o Cortejo Afro que percorrerá a Avenida Soares Lopes com 13 grupos, entre blocos, capoeira, maculelê e afoxé. A saída está marcada para as 16 horas, com concentração na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. No final, será projetado documentário Samba de Terreiro, nas escadarias da Catedral, com participação da banda SambaDila. O mesmo filme será exibido no dia 23, às 20 horas, na sede do Dilazenze.
A Cia. de Dança Sôanne Marry estreia Casa de Farinha. Com dança, música e poesia, o espetáculo é uma viagem pelos antigos engenhos de açúcar, onde os escravos mantinham suas casas de farinha. As apresentações acontecem entre os dias 28 e 30, às 20 horas, na Tenda TPI.
A programação do Novembro Negro traz ainda a segunda edição do projeto de contação de histórias Conto e Cantigas, às 16 horas do dia 09. Haverá ainda encontro com escritores, sarau e lançamento da cartilha Mãe Hilsa Mukalê. O Cineclube Équio Reis e o projeto Improviso, Oxente! se conectam para exibição de curtas produzidos pelo Centro de Documentação e Memória Regional da UESC (CEDOC) e parceiros. Os filmes abordam os blocos afro Mini-Kongo e Dilazenze seguidos de debates. As sessões acontecerão nos dias 12 e 26, às 19 horas, na Tenda TPI, com entrada franca.
Realizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), o “3º Workshop das DST/ Aids e Cultura Negra de Ilhéus” acontece no dia 18, das 8 às 12 horas. A iniciativa gratuita será realizada no Terreito Matamba Tombenci Neto. E o “3º Encontro dos Dirigentes de Blocos Afro de Ilhéus e do Litoral Sul”, debate o movimento negro atual. O evento é organizado pelo Conselho das Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (CEACI) com abertura no dia 18 às 19 horas e no dia 19, das 8 às 17 horas, na sede do Grupo Dilazenze.
O Novembro Negro termina com o lançamento da nova temporada do projeto Otambi. O evento está marcado para às 19 horas do dia 30, na sede do Dilazenze. A programação especial conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário