quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeitura de Ilhéus apoia Parada da Diversidade


A Secretaria de Saúde manterá os serviços de testagem, aconselhamento e distribuição de preservativos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano intensificará as ações de limpeza e ordenamento do trânsito durante o evento, no domingo dia 3, na Avenida Soares Lopes, a partir das 13 horas.
A 9ª Parada da Diversidade Sexual de Ilhéus acontece no próximo domingo, dia 3 novembro, na Avenida Soares Lopes, sob a coordenação das organizações não governamentais Saphos e Eros, com o objetivo de defender a livre orientação sexual e as ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e do Ministério da Saúde, que mantêm programas de ações para o enfrentamento epidemiológico das DSTs e AIDS no município.
A Sesau mantém um programa de ações e metas nas áreas de prevenção, proteção e promoção da saúde, cujas atividades são intensificadas nas principais datas comemorativas (Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia dos Namorados, São João, Dia de Combate às Hepatites Virais e Dia Mundial de prevenção a ADIS). Nesses eventos, são ofertados à população geral e ao segmento de maior vulnerabilidade, os insumos de prevenção (preservativos e panfletos informativos), além do teste rápido para triagem de DST e diagnóstico do HIV. Já A Sedur dará suporte ao evento nas áreas de limpeza pública e ordenamento do trânsito.
O tema da parada este ano é ‘Se o seu amor pode, o meu também!’. Haverá participação de DJs, da transformista Marina Gallen, da Miss Gay de Itabuna, gogo girls e gogo boys. O evento conta ainda com o apoio da Polícia Militar, Bahiagás, hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol e da Decorally.
Segundo a coordenadora do grupo Saphos, Diala Magalhães, o evento terá início por volta das 13 horas, em frente ao Centro de Convenções de Ilhéus, de onde partirá a caminhada, acompanhada por trio elétrico. Haverá uma parada em frente à Praça Castro Alves e, em seguida, concentração na Praça Dom Eduardo. Ela ressalta que nesse domingo, não haverá missa das 18 horas na Catedral de São Sebastião, conforme foi acordado com o bispo diocesano Dom Mauro Montangnolli.DSTs/HIV – O Centro de Tratamento e Acompanhamento de DSTs e AIDS de Ilhéus funciona na Avenida Canavieiras, 253, no térreo do prédio da 6ª DIRES, centro da cidade, em horário integral. “Assegurar a assistência e o acompanhamento de usuários vivendo com HIV/AIDS e DST, buscando garantir uma melhor qualidade de vida para essas pessoas, através do apoio diagnóstico, disponibilização dos medicamentos e assistência multidisciplinar, é a principal ação de nosso serviço”, informa a coordenadora do Centro, enfermeira Queila Oliveira Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário