segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nilton Dortas Montargil é o novo chefe do Terminal Pesqueiro de Ilhéus

A solenidade de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 18, quando foi assinado termo de cessão de uso com as colônias de pescadores do Pontal e do Malhado, que foi contemplada com um freezer, e da colônia de Itacaré.
Na manhã desta sexta-feira, dia 18, em solenidade realizada nas dependências do Terminal Pesqueiro do Município, tomou posse como novo chefe da unidade da Bahia Pesca em Ilhéus o veterinário Nilton Dortas Montargil. Além de vereadores, secretários municipais e técnicos do governo do estado, o ato público foi prestigiado pelo prefeito Jabes Ribeiro, o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, e os presidentes das colônias de pescadores Z-34, Reynaldo Oliveira, Z-19, Leonardo Santos, e Z-18, e Luis Henrique Santos.
Durante a solenidade, também foi assinado um termo de cessão de uso com as colônias de pescadores Z-34, sediada no Malhado, Z-19, instalada no Pontal, e Z-18, localizada no município de Itacaré. O documento vai permitir que as entidades possam utilizar a área do terminal destinada à venda de pescados no varejo. Por último, o ato público incluiu a assinatura de um termo de doação de um freezer horizontal em favor da Colônia de Pescadores Z-34.
Após cumprimentar os representantes dos pescadores e marisqueiros do município, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do terminal pesqueiro como um instrumento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Ilhéus. “Tínhamos um sonho. Sonho que, no ano passado, foi transformado em realidade. Agora, estimulados pela disposição do presidente Cássio Peixoto, precisamos trabalhar de forma contínua para que esse equipamento se fortaleça e, com isso, possa gerar todos os seus frutos”. 
Por sua vez, o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, parabenizou o povo de Ilhéus e, em especial, os pescadores por possuírem “um dos poucos terminais pesqueiros públicos em funcionamento no Brasil”. Na oportunidade, ele anunciou algumas ações que, dentro de pouco tempo, estarão beneficiando a comunidade de pescadores do município. Entre eles, o Projeto Renovar, que prevê a oferta de capacitações e de novas embarcações de fibra e alumínio. 
Toneladas de pescado - Até o momento, já foram desembarcadas no Terminal Pesqueiro de Ilhéus cerca de 91 toneladas de pescado, realidade que já começa a incrementar a economia do município e da região. Inaugurado no ano passado pelo governador Jaques Wagner, o terminal apresenta toda a infraestrutura necessária para atender aos pescadores, visando à dinamização da economia pesqueira. Entre outros, o espaço é dotado de oficina de manutenção de barcos, sala de processamento, lanchonete, boxes para caixas de plásticos e fábrica de gelo, com produção de 50 toneladas por dia, além de departamento administrativo, cozinha, sanitários e refeitórios. O terminal pesqueiro também será um espaço importante para a promoção da qualificação dos usuários. Qualquer pescador, desde que seja cadastrado nas associações representativas da classe, poderá utilizar o equipamento.
A solenidade realizada no Terminal Pesqueiro de Ilhéus contou com as presenças dos vereadores Tarcísio Paixão (PSD) e Valmir Freitas (PROS), dos secretários municipais de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Saúde, Antônio Ocké, de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, além do presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário