quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Moradores do Pontal aprovam projeto de recuperação da Praça São João




Os moradores pediram a manutenção da quadra poliesportiva e a possibilidade de adaptação de um anfiteatro, visando o incentivo a práticas culturais. A Praça São João foi incluída no Programa de Adoção de Praças.
Durante reunião promovida pelo Movimento Pontalense de Cidadania, os moradores do Bairro do Pontal manifestaram a aprovaçãodo projeto de recuperação da Praça São João Batista, incluída pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, no Programa de Adoção de Praças, em parceria com a Cidadelle Empreendimentos. O encontro foi realizado no salão paroquial da Igreja de São João e reuniu autoridades e lideranças populares que pediram a manutenção da quadra poliesportiva existente no local. .

O ex-vice-prefeito de Ilhéus e um dos coordenadores do Movimento Pontalense de Cidadania, José Henrique Abobreira, fez a abertura da reunião com um retrospecto da mobilização comunitária, iniciada em 2011, que protesta contra o estado de abandono do local nos últimos oito anos. Ele ressaltou o compromisso assumido pelo prefeito, ainda como candidato, de promover esforços para a recuperação total da praça, e agradeceu o empenho da primeira dama do Município, Adryana Ribeiro, na busca de parcerias.
Dois projetos foram apresentados pela arquiteta Simone Flores, que os elaborou a pedido da Cidadelle, cuja diferença entre eles está na manutenção da quadra ou substituição por um anfiteatro. Após elogiarem a concepção geral do projeto, os moradores do bairro reafirmaram a posição de manutenção do espaço esportivo e solicitaram a possibilidade de adaptação da arena. Segundo a arquiteta, as premissas do trabalho foram conforto e modernidade, centralização e padronização dos serviços, ampliação da área verde, melhoria na iluminação, acessibilidade para pessoas com deficiência e playground infantil.
O evento contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, dos vereadores Roque do Sesp e Ivo Evangelista, dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonbio Vieira, de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, de Administração, Ricardo Machado, e de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, do presidente da Associação de Moradores do Pontal, Markus Farias, do historiador José Resende, padre Jamil, e moradores do bairro.
Outros Projetos – Na oportunidade, o prefeito parabenizou a mobilização comunitária dos moradores do Pontal e destacou a necessidade de co-responsabilidade cidadã para preservação dos espaços públicos. Ele anunciou que já garantiu, junto ao governador Jaques Wagner e ao Ministério das Cidades, a inclusão do projeto de esgotamento sanitário de toda a bacia do Pontal no PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Federal, orçado em torno de R$ 80 milhões.
Jabes Ribeiro disse ainda que a construção da segunda ponte que liga o bairro ao centro da cidade, considerada a grande obra de mobilidade urbana para cidade, será uma realidade, cujos recursos já estão assegurados junto ao BNDES. E informou que, na semana passada, na sede do Derba, em Salvador, debateu uma alternativa com o presidente do órgão, Saulo Pontes, para que a construção do acesso pelo Bairro Nova Brasília reduza a necessidade de desapropriações de residências no local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário